Uso da assinatura eletrônica do Gov.br cresce 90% no primeiro semestre de 2025

Serviço foi utilizado 95 milhões de vezes entre janeiro e junho; tecnologia garante validade jurídica e alto nível de segurança nos documentos assinados digitalmente.

Por Redação Publicado em 22/07/2025 21:49 - Atualizado em 22/07/2025 22:27

O uso da assinatura eletrônica do Gov.br registrou um aumento de 90% no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. Entre janeiro e junho deste ano, o serviço foi acionado cerca de 95 milhões de vezes.

Desenvolvida pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a solução permite assinar documentos digitais com a mesma validade jurídica dos documentos em papel.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Segundo o MGI, a Assinatura Gov.br é classificada como avançada, garantindo alto grau de segurança e confiabilidade no processo.

Para assinar digitalmente na plataforma Gov.br, é necessário ter uma conta de nível Prata ou Ouro. A conta Prata pode ser obtida por reconhecimento facial com a CNH ou validação em bancos credenciados. Já a conta Ouro exige reconhecimento facial via Justiça Eleitoral, QR Code da CIN ou uso de Certificado Digital. Após o login, o usuário envia o arquivo (em formatos como PDF, DOC, JPG, entre outros), escolhe onde inserir a assinatura e faz o download do documento assinado.