NOVO RECURSO

Usuários do Pix poderão contestar golpes diretamente pelo app a partir desta quarta-feira (1º)

Ferramenta permitirá solicitação digital de devolução em casos de fraude, golpe ou coerção, sem necessidade de contato humano

Por Redação VL Publicado em 01/10/2025 09:15 - Atualizado em 01/10/2025 09:21

A partir desta quarta-feira (1º), usuários do Pix passam a contar com um novo recurso para combater fraudes e golpes: o “botão de contestação”, que permitirá acionar, de forma totalmente digital, o processo de devolução de valores em casos de transações suspeitas.

A novidade foi anunciada pelo Banco Central nesta terça-feira (30) e faz parte de uma atualização do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que já existia, mas até então dependia de processos menos ágeis.

Foto: Marcello Casal Jr

Como vai funcionar

Com o novo botão, que estará disponível nos aplicativos dos próprios bancos e instituições financeiras, o usuário poderá solicitar a contestação de uma transação que considere fraudulenta, sem precisar passar por atendimento humano. A medida vale para casos como:

- Golpes;

- Fraudes;

- Transferências feitas sob coerção (como em situações de ameaça ou sequestro relâmpago).

A funcionalidade será incluída diretamente nas interfaces dos apps dos bancos, e cada instituição poderá apresentar o botão com um nome próprio, mas seguindo os critérios definidos pelo Banco Central.

O que muda na prática


Atualmente, o processo de devolução do Pix é limitado à conta que recebeu os recursos indevidamente. O problema é que, na maioria dos casos, os criminosos transferem o dinheiro rapidamente para outras contas, o que dificulta (ou inviabiliza) a recuperação dos valores.

Com o novo sistema, espera-se que o processo de contestação seja mais rápido e eficiente, aumentando as chances de bloqueio preventivo dos recursos antes que sejam desviados para outras contas.

O “botão de contestaçãonão se aplica a casos de desacordos comerciais, arrependimento e erros no envio do Pix, como digitação errada de chave, ou que envolvam terceiros de boa-fé, por exemplo.

Segurança e proteção ao usuário

A criação do botão de contestação visa reforçar a segurança do sistema Pix, que apesar da popularidade e da agilidade, tem sido alvo frequente de criminosos. Com a atualização do MED, o Banco Central quer garantir uma resposta mais ágil e eficaz às vítimas de fraudes financeiras.

A orientação para os usuários é que, em caso de transações suspeitas, o botão seja acionado o quanto antes, diretamente no app do banco.