Vacinação contra a gripe segue em Aratiba com foco nos grupos prioritários

De acordo com a enfermeira Marisa Klein, responsável pelo setor de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha tem alcançado bons resultados, especialmente entre os idosos.

Por Redação Publicado em 13/05/2025 08:11 - Atualizado em 13/05/2025 08:29

A campanha de vacinação contra a gripe influenza continua em andamento no município de Aratiba, com foco nos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A informação foi confirmada pela enfermeira Marisa Klein, responsável pelo setor de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde.

Continuamos vacinando os grupos prioritários: idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, pessoas com comorbidades, profissionais de segurança e salvamento, motoristas e caminhoneiros”, explicou a enfermeira. Todos os integrantes desses grupos podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a dose da vacina.

Boa adesão dos idosos

Segundo Marisa Klein, a campanha tem alcançado bons resultados, especialmente entre os idosos. “Temos uma boa procura até o momento. Já conseguimos atingir 40% do público-alvo”, destacou. Ela reforça, no entanto, que a vacinação continua e a participação da população ainda é essencial, principalmente com a chegada do período mais frio do ano. “A gripe não tira férias. O vírus continua circulando em nosso meio e temos registros de casos inclusive aqui no município”, alertou.

Quem está gripado pode se vacinar?

A orientação da Secretaria de Saúde é clara: pessoas com sintomas gripais fortes ou febre devem aguardar a melhora do quadro antes de receber a vacina. “Após a melhora dos sintomas, a vacinação pode ser realizada normalmente”, afirmou a enfermeira. O mesmo vale para as crianças, que devem estar em bom estado de saúde no momento da imunização.

Atendimento a pessoas acamadas

A vacinação também está sendo levada até os domicílios das pessoas acamadas, graças a um trabalho conjunto com os agentes comunitários de saúde. “Já passamos praticamente em 100% dos domicílios das pessoas que estão acamadas fazendo essa vacinação. Ainda temos dois roteiros no interior para concluir essa semana, e esses moradores também serão imunizados”, garantiu.

A campanha continua nas unidades de saúde e nas ações itinerantes programadas. A Secretaria de Saúde reforça o apelo para que todos os integrantes dos grupos prioritários procurem se vacinar, reforçando a proteção individual e coletiva contra a gripe influenza. Confira a entrevista com a Enfermeira Marisa Klein, responsável pelo Setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Aratiba.