Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Vacinação nacional contra o sarampo começa em abril; confira datas

Campanha voltada para trabalhadores da saúde e crianças menores de 5 anos acontece junto com a da Gripe a partir de 4 de abril.

NDMais
por  NDMais
20/03/2022 17:44 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo deste ano terá início no dia 4 de abril, junto com a campanha contra a Influenza. O foco da mobilização são crianças maiores de seis meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Segundo o Ministério da Saúde, há 12,9 milhões de crianças na faixa etária indicada no Brasil. A meta é vacinar pelo menos 95% desse público, o que corresponde a 12,3 milhões de crianças.

Trabalhadores da saúde também serão convocados para atualizar a situação vacinal. Para esse público, o Ministério não tem uma meta mínima de cobertura. O objetivo é atualizar doses atrasadas e proteger essa categoria que tem maior exposição ao risco da doença.

Como vai funcionar?

A vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, poderá ser aplicada juntamente com a vacina da Influenza, que protege contra a gripe.

A vacinação simultânea, realizada em uma mesma visita ao serviço de saúde, é para reduzir oportunidades perdidas de vacinação. A recomendação é do Programa Nacional de Imunizações.

Confira o calendário:

De 4 de abril a 2 de maio: vacinação de trabalhadores da saúde – juntamente com a primeira etapa da vacinação contra a Influenza;

De 3 de maio a 3 de junho: vacinação contra o Sarampo para crianças maiores de seis meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) – juntamente com a segunda etapa da vacinação contra a Influenza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE