Cidade
Veja quais são as novidades e quem pode fazer a nova carteira de identidade
A implementação nos Postos de Identificação do IGP no interior do estado, também apenas para primeira via, está prevista para 4 de agosto.
A nova carteira de identidade começou a ser emitida em Porto Alegre nesta terça-feira, com longas filas, muita espera para atendimento e diversos questionamentos. O novo modelo foi lançado em fevereiro pelo governo federal, mas ainda restam dúvidas sobre as novidades em relação ao antigo modelo e quem pode fazer. Por isso, o Correio do Povo esclarece, abaixo, as principais perguntas sobre o processo de emissão do novo documento
- Quais são as novidades da nova carteira de identidade?
O documento não terá mais o número do RG (Registro Geral), que deixará de existir. O novo modelo será emitido somente com o número do CPF (Cadasro de Pessoas Físicas), único e válido para todo o país. Outra novidade é a informação se a pessoa é doadora de órgãos - no caso de maiores de 18 anos.
Também vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone, o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.
- Quem pode fazer?
Neste primeiro momento, somente as pessoas que nunca tiveram carteira de identidade podem fazer o documento. Quem já possui RG deve ser chamado para confeccionar o novo modelo apenas em setembro no RS.
- Quais estados já estão emitindo?
O primeiro estado que começou a emitir a carteira foi o Rio Grande do Sul. Em agosto, virão Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas e Paraná. Não há ainda previsão para os demais.
- Precisa pagar pelo novo documento?
A emissão da nova carteira de identidade é gratuita.
- Quais documentos são exigidos para a expedição da nova identidade?
É necessário apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital.
- Quando fica pronto?
A retirada ocorre após 15 dias úteis. A versão digital fica disponível para quem tem cadastro na plataforma digital www.gov.br, do governo federal, após a retirada do modelo físico.
- Quando começa a implementação no interior do RS?
A implementação nos Postos de Identificação do IGP no interior do estado, também apenas para primeira via, está prevista para 4 de agosto.
- Qual é o prazo de validade da nova carteira?
A validade da nova carteira de identidade depende da idade do titular no momento da expedição: cinco anos para crianças de até 11 anos e dez anos para quem tem de 12 a 59 anos. Pessoas com mais de 60 anos não precisarão trocar o documento. Os documentos do modelo atual valem até 28 de fevereiro de 2032.
- A nova identidade substitui outro documento?
O governo federal informou que o novo RG não substitui nenhum tipo de documento que está em vigor, apenas a própria identidade atual.