Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Vem aí onda de frio intenso jamais visto neste período do ano

Modelos indicam a possibilidade de mínimas de 5ºC ou menos na maior parte dos municípios gaúchos e até mesmo em pontos da região metropolitana de Porto Alegre na madrugada do dia 2 de novembro.

MetSul
por  MetSul
25/10/2022 09:19 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Se intensificaram as previsões da massa de ar frio prevista para chegar ao Brasil entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro. Trata-se de uma incursão de ar frio que impressiona pela intensidade que chegaria ao território brasileiro no começo do mês de novembro.

Os dados indicam uma massa de ar com características de junho e julho em pleno novembro, a menos de um mês do começo do verão climático (trimestre de dezembro a fevereiro). Apesar de muitos anos terem frio tardio na primavera e mesmo geada não ser incomum em novembro em locais de maior altitude do Sul do Brasil, esta incursão de ar frio, pelos dados de hoje, excede a força que normalmente se observa em pulsos de ar frio tardios em novembro.

Os modelos numéricos indicam para muitas cidades do Centro-Sul do Brasil temperaturas jamais vistas em novembro nas últimas décadas e marcas tão baixas quanto -3ºC a -5ºC para cidades de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sem mencionar a ocorrência de geada em muitos municípios do Sul do país.

Modelos nesta segunda-feira indicavam a possibilidade de mínimas de 5ºC ou menos na maior parte dos municípios gaúchos e até mesmo em pontos da região metropolitana de Porto Alegre na madrugada do dia 2 de novembro. Para se ter ideia de quão incomum é uma temperatura neste patamar. A mínima média histórica na capital gaúcha em novembro é de 17,2ºC na série histórica 1991-2020.

Conforme a MetSul já antecipou, esta provável massa de ar frio na primeira semana acompanha um padrão atípico que vem se registrando nesta primavera no Sul do país com muitos dias de temperatura baixa ou amena com calor escasso.

Modelos numéricos projetam no momento a possibilidade de formação de geada no começo de novembro nos três estados do Sul do Brasil, notadamente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE