Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Verão começa na terça (21), com temperaturas acima da média em SC

No trimestre os temporais ocorrem com mais intensidade, com granizo e ventania em SC

Da Redação com Epagri/Ciram
por  Da Redação com Epagri/Ciram
17/12/2021 18:37 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As altas temperaturas já chegaram em SC, mas oficialmente o verão só começa na próxima terça-feira (21). 

De acordo com previsões da Epagri/Ciram, na estação mais quente do ano, a chuva deverá ficar ne média climatológica. Em Santa Catarina na segunda quinzena de dezembro e no mês de janeiro, os totais de chuva podem ser mais elevados no Litoral e Vale do Itajaí.

Os dias ensolarados do Oeste ao Planalto seguirão frequentes, já no Litoral e Vale do Itajaí será mais presente a variação de nebulosidade com episódios de chuva, devido à circulação marítima (transporte de umidade do mar para continente) sobretudo no mês de janeiro.

Em dezembro, a segunda quinzena é mais chuvosa em relação à primeira, e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em dezembro é de 130 a 150 mm no Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul e varia de 150 a 190 mm nas demais regiões catarinenses. Nos meses de janeiro e fevereiro a media mensal é de 200 a 230 mm na Grande Florianópolis e Litoral Norte e varia de 130 a 190 mm do Oeste ao Planalto e no Litoral Sul.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE