ERECHIM

Vereador propõe Praça Sensorial no Parque Arvoredo e reforço na segurança viária

Gustavo Zin Farina apresenta três pedidos de providência, incluindo projeto de inclusão no parque e medidas para reduzir riscos no trânsito.

Por Redação/Carla Emanuele Publicado em 19/11/2025 13:54 - Atualizado em 19/11/2025 13:56

O vereador Gustavo Zin Farina (Progressistas) apresentou três pedidos de providência na sessão legislativa desta terça-feira (18), com foco no reforço da segurança no trânsito e, principalmente, na promoção da inclusão por meio da implantação do projeto piloto “Praça Sensorial” no Parque Arvoredo.

O principal pedido encaminhado pelo parlamentar solicita que o Poder Executivo Municipal realize estudo de viabilidade técnica e financeira para a implantação da Praça Sensorial na segunda etapa do Parque Arvoredo. O projeto propõe a criação de um espaço público voltado ao estímulo sensorial, acessível e adaptado para pessoas com deficiência visual, auditiva ou motora, além de crianças e idosos. A iniciativa busca promover integração social e oferecer experiências que estimulem tato, visão, audição, olfato, paladar, propriocepção e sistema vestibular.

“Mais do que um ambiente de convivência, a Praça Sensorial é uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento, garantindo que todos possam usufruir dos espaços públicos de forma plena e segura”, ressaltou Farina.

Além do projeto, o vereador também apresentou dois pedidos de segurança viária. O primeiro solicita a instalação de lombada em meia pista na Rua Marcos Ochoa, sentido Rua Amado Fagundes – Rua João Massignan, em frente à ProGym, além de tachão no sentido oposto. A medida busca reduzir velocidade em um trecho de intenso fluxo de veículos, prevenindo acidentes.

Requer ainda a instalação de sinalização vertical de proibido estacionar na Rua Espírito Santo, em frente ao número 485, reforçando a faixa amarela já existente, que não vem sendo respeitada pelos condutores.

Os pedidos seguem para análise dos órgãos competentes do Poder Executivo Municipal.