Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Vereador Romildo Protetor pede criação de Banco de Sangue e Ambulatório Veterinário em Erechim

Após ser lido no plenário da Câmara, o pedido de providências foi encaminhado ao setor competente da Prefeitura.

Giuliano Olivar/Assessoria
por  Giuliano Olivar/Assessoria
26/07/2022 13:57 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Na sessão da última segunda-feira, 25, o vereador Romildo Protetor (MDB) solicitou ao executivo a criação de Bancos de Sangue Veterinários no município de Erechim. O vereador justifica que quando um animal adoece e necessita de transfusão de sangue, há dificuldades para conseguir doadores ou as bolsas de sangue, que na maioria das vezes são de extrema urgência.

Para o parlamentar, a transfusão é uma alternativa que pode ampliar as chances de salvar a vida de muitos pets que necessitam desse procedimento para sua recuperação. A doação pode ajudar mais de um animal, variando de duas a quatro vidas.

“Com a criação da Diretoria de Bem Estar Animal em nosso Município, e com a perspectiva de se criar uma sede que contemple o Banco de Ração, Casa de Passagem e demais setores referentes à causa animal, pode-se também ampliar este atendimento com a criação de um Banco de Sangue Veterinário”, avalia Romildo.

Vereador também solicitou a criação de Ambulatório Veterinário Municipal em Erechim

 Romildo Protetor solicitou também a criação de um Ambulatório Veterinário Municipal. O parlamentar frisa que atualmente não há iniciativa para tal finalidade no município, o que justificaria a implantação. Após ser lido no plenário da Câmara, o pedido de providências foi encaminhado ao setor competente da Prefeitura.

Conforme explica Romildo, no ambulatório seriam realizados atendimentos clínicos. Os procedimentos realizados no local estariam classificados como de baixa complexidade, sendo vedada a realização de anestesia geral e/ou de procedimentos cirúrgicos e internações. 

"Ter um ambulatório para oferecer um atendimento clínico a animais domésticos de forma gratuita, tais como exames para verificação de sintomas, temperatura e auscultação, é um dos primeiros passos para auxiliar tanto os tutores como as ONGs e os protetores independentes”, afirma.

O parlamentar ainda cita que este atendimento não vai gerar custos ao município e vai auxiliar grande parte da população. “Seria interessante formar uma parceria com as Universidades, em períodos letivos, algumas vezes por semana os médicos veterinários residentes do curso de Medicina Veterinária poderiam realizar atendimentos previamente agendados, proporcionando aos tutores mais uma possibilidade para seguir com o tratamento dos seus animais, com um custo muito mais acessível e viável a toda população”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE