Cidade
Vereador Romildo Protetor solicita a implantação de aplicativo botão de pânico nas escolas do município
De acordo com o parlamentar, esta ferramenta – já implantada em inúmeras cidades – tem como principal finalidade agilizar a ação dos órgãos de segurança em situações de emergência nas escolas.
Na sessão ordinária da última segunda-feira (8), foi lido no plenário da Casa Legislativa um pedido de providências de autoria do vereador Romildo Protetor (MDB), em que solicita ao Poder Executivo a instalação de aplicativo de botão de pânico nas escolas municipais, bem como nas particulares com vagas compradas pelo Município, seguido por treinamento para os servidores que atuam nestes locais. A demanda se dá em virtude dos recentes ataques a instituições de ensino de todo o país, resultando em vítimas fatais em muitos casos.
De acordo com o parlamentar, esta ferramenta – já implantada em inúmeras cidades – tem como principal finalidade agilizar a ação dos órgãos de segurança em situações de emergência nas escolas. “Com a pressão do botão de pânico por dois segundos ininterruptos no celular, de forma simples e rápida o professor ou servidor aciona o órgão competente, que fará a identificação do local a ser atendido de forma precisa e imediata, a ativação se dará de forma discreta e rápida por qualquer pessoa habilitada a ter instalado em seu celular o aplicativo”, afirma Romildo, ressaltando que, embora não resolva por completo este problema, é um auxílio para se evitar tragédias nas escolas.