ERECHIM

Vereadora Carla Talgatti mobiliza comunidade para a fundação da Associação Amigos do Castelinho

Por Carla Emanuele/Ascom Câmara de Vereadores Publicado em 27/02/2025 17:15 - Atualizado em 27/02/2025 17:17

Na sexta sessão legislativa de terça-feira (25), a vereadora Carla Talgatti (CIDADANIA) reforçou a importância da preservação do patrimônio histórico de Erechim, com foco na restauração do Castelinho, um dos poucos exemplares desse tipo de construção no Rio Grande do Sul.

Carla destacou sua atuação na pauta enquanto esteve à frente da secretaria Municipal de Cultura e Esporte e ressaltou a responsabilidade do município na preservação do prédio, tombado pelo governo estadual. Durante visita à secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), foi anunciado um edital para o restauro de patrimônios históricos, com abertura prevista para 1º de abril. No entanto, para que Erechim possa acessar esses recursos, é necessária a criação da Associação Amigos do Castelinho.

“Conversamos com o prefeito Paulo Polis e alguns secretários de governo, e resolvemos juntos iniciar a mobilização para a criação da associação. Com ela, poderemos receber recursos estaduais, federais e municipais, reduzindo a burocracia e acelerando o processo”, explicou a vereadora.

Para viabilizar a iniciativa, Carla convocou vereadores e a comunidade para uma reunião no dia 6 de março, às 19h, na Câmara Municipal, com o objetivo de oficializar a fundação da Associação. “Essa reunião é para entendermos a importância dessa associação e nos associarmos. Convido todos a participarem”, finalizou.

Além da pauta do Castelinho, Carla destacou sua participação no Prêmio Gaúcho de Sustentabilidade, onde representou a Câmara e celebrou o reconhecimento de 12 instituições de Erechim pelo compromisso ambiental. Também mencionou iniciativas como o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e o auxílio reciclagem, incentivando a separação correta de resíduos.

Outro tema abordado foi a valorização da imprensa regional. No primeiro encontro da Associação de Jornais do Sul, a vereadora alertou sobre os desafios do jornalismo diante da disseminação de fake news e reforçou a importância dos jornais impressos na preservação da memória regional.