ERECHIM

Vereadora Sandra Picoli acompanha o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais de Erechim

Iniciativa realiza pagamentos a produtores rurais que conservam recursos naturais e prestam serviços ambientais.

Por Carla Emanuele/Ascom Câmara de Vereadores Publicado em 09/04/2025 21:24 - Atualizado em 09/04/2025 21:42

Nesta semana, a vereadora Sandra Picoli (PCdoB) cumpriu uma importante agenda referente à conservação do meio ambiente. A parlamentar visitou propriedades rurais do interior do município que aderiram ao Programa de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), um mecanismo financeiro que remunera produtores rurais e agricultores familiares por serviços ambientais prestados e que geram benefícios para a sociedade, como conservação da vegetação nativa, restauração de áreas e florestas degradadas e remoção de carbono, entre outros.

Implantado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente em 2022, o PSA é coordenado pela diretora Ariane Pasuch, que acompanhou a vereadora Sandra na visita a duas propriedades, localizadas no Km 7 – Barragem da Corsan e no distrito de Capo-Erê, respectivamente. A parlamentar salientou a importância do programa e seu impacto positivo no meio ambiente. “A partir destas visitas, pudemos entender com clareza a execução e os critérios para adesão a esta iniciativa, que já foi premiada e é referência para os demais municípios. O PSA é fundamental para preservação dos recursos hídricos, garantindo preservação de riachos, nascentes e banhados essenciais para infiltração de água no solo e o abastecimento para consumo humano”, destacou, incentivando a adesão de mais produtores ao programa – atualmente, são 90 agricultores com mais de 150 propriedades atendidas.

Muito lixo descartado na barragem

Na oportunidade, a vereadora ainda verificou a situação atual da barragem da Corsan/Aegea, em razão do período de grande estiagem pelo qual o município passou ao longo do verão. Embora o nível da água continue muito abaixo do ideal, outro problema foi observado no local e também merece atenção: o lixo próximo às margens dos rios que abastecem a barragem. “Nos deparamos com uma situação muito complicada. As pessoas vêm ao local, fazem churrasco, acampam, e deixam uma grande quantidade de lixo. É urgente a conscientização da população. Vamos batalhar para que se tenha um monitoramento melhor, maior fiscalização, mas precisamos de educação ambiental”, enfatizou Sandra.