Cidade
Vereadora Sandra Picoli solicita ao Executivo a criação do Conselho Municipal do Imigrante
A demanda se justifica, de acordo com a parlamentar, em razão do grande número de imigrantes que tem procurado Erechim para constituir residência, buscando melhores oportunidades e estabilidade.
Nesta semana, a vereadora Sandra Picoli (PCdoB) protocolou junto à secretaria do Poder Legislativo um pedido de providências em que solicita ao Poder Executivo a criação do Conselho Municipal do Imigrante. A demanda se justifica, de acordo com a parlamentar, em razão do grande número de imigrantes que tem procurado Erechim para constituir residência, buscando melhores oportunidades e estabilidade.
“A criação deste conselho será uma forma de certificar mais participação política e social do imigrante em nosso município, além de proporcionar a construção de políticas públicas. Eles se sentirão acolhidos e terão seu papel como cidadãos em nossa comunidade”, afirma Sandra, ressaltando que a sugestão de criação do conselho foi levantada em reunião com imigrantes haitianos e a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizada em dezembro.
A vereadora ainda aponta exemplos de grandes municípios que implementaram a proposta em questão e têm obtido resultados expressivos, como São Paulo e Contagem (MG). “Por Erechim ser uma cidade que recebe muitos imigrantes, precisamos ter esse papel acolhedor. No Brasil, temos vários exemplos de como esta medida é importante e necessária”, destaca.