Vereadores valorizam propostas da UFFS sobre transporte público e formação de mulheres na construção civil

Por Carla Emanuele/Ascom Câmara de Vereadores Publicado em 04/07/2025 21:54 - Atualizado em 04/07/2025 22:36

Na 24ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Erechim, realizada na última terça-feira (1º), a vereadora Sandra Regina Picoli (PCdoB) relatou uma visita realizada à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, onde acompanhou a apresentação de um projeto de iniciativa popular elaborado por alunos da disciplina de Direito e Cidadania do curso de Agronomia. A visita contou também com a presença dos vereadores Carla Talgatti (Cidadania) e Balen da Feira (PT).

Segundo a parlamentar, o projeto apresentado pelos estudantes aborda propostas para a melhoria do transporte público municipal, trazendo ideias que ela considera não apenas inovadoras, mas viáveis para uma cidade do porte de Erechim. “Fiquei impressionada com tudo que nos foi apresentado, que seria o ideal, o que a gente espera para uma cidade como Erechim”, declarou a vereadora em plenário.

Entre as sugestões dos alunos estão a criação de mini-terminais nos bairros, implantação de passagem integrada, parcerias público-privadas para a construção de abrigos com publicidade e o desenvolvimento de um aplicativo com informações em tempo real sobre os ônibus — como horários, localização e itinerários.

Apesar de reconhecer a existência de entraves jurídicos e administrativos — como o contrato vigente com a atual concessionária — Sandra acredita que algumas ideias podem ser incorporadas ainda dentro da estrutura atual. “Eles trazem questões que podem até ser implementadas no contrato já existente”, destacou. A vereadora sugeriu que o grupo de alunos seja convidado a apresentar o projeto na tribuna livre da Câmara, permitindo que o tema seja debatido com a comunidade e outros parlamentares.

Capacitação para mulheres na construção civil

Durante a mesma fala, a vereadora também destacou outra iniciativa em desenvolvimento pela UFFS, desta vez ligada ao curso de Arquitetura: um projeto de curso de extensão voltado à capacitação de mulheres na construção civil, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social.

O curso prevê 12 módulos com aulas práticas e teóricas, abordando desde a leitura de projetos e preparação de argamassa até carpintaria e montagem de formas. Com carga de seis horas por módulo, as aulas ocorreriam semanalmente ou quinzenalmente. Sandra ressaltou que o objetivo não é apenas inserir mais mulheres nesse setor historicamente masculino, mas também proporcionar autonomia e habilidades práticas para o dia a dia.

“Mais do que trabalhar numa empresa de construção civil, é para que ela, no seu dia a dia, aprenda a lidar com algumas situações”, explicou.

O projeto já foi apresentado ao prefeito, que, segundo a vereadora, demonstrou apoio. Entretanto, ainda são necessárias parcerias para garantir o transporte das participantes e o custeio do almoço no restaurante universitário, cujo valor é estimado em R$16 por pessoa. A universidade, por sua vez, já dispõe do material didático e de um pavilhão recém-estruturado para as atividades.

A parlamentar fez um apelo público aos colegas vereadores, empresas e cidadãos interessados para colaborarem com os custos do programa. “Embora o valor seja muito pequeno, perto do resultado que isso pode trazer, é importante que não fique só o poder público a cargo disso”, reforçou.

As duas iniciativas — tanto o projeto de transporte público quanto o curso de capacitação — foram elogiadas por Sandra como exemplos de como a universidade pública pode dialogar diretamente com as demandas sociais do município, propondo soluções concretas e viáveis para problemas históricos de Erechim.