Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

VI Seminário de Agroecologia do Alto Uruguai reuniu palestrantes e pesquisadores na UFFS

Uma das painelistas foi a agroecologista e nutricionista funcional Carin Primavesi, referência na temática

Wagner Lenhardt/Assessoria
por  Wagner Lenhardt/Assessoria
04/09/2023 22:09 – atualizado há 52 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Nos dias 30 e 31 de agosto, ocorreu, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim, o VI Seminário de Agroecologia do Alto Uruguai (SAAU). Neste ano, o evento teve como tema Agroecologia e Sistemas Alimentares, debatido em palestras com diferentes convidados e, também, nas apresentações de trabalhos acadêmicos.

Uma das painelistas foi a agroecologista e nutricionista funcional Carin Primavesi, referência na temática. Carin é filha da engenheira agrônoma e professora Ana Maria Primavesi, falecida em 2020 e pioneira da agroecologia no Brasil. Natural da Áustria, Ana Maria chegou ao Brasil em 1948, durante o pós-guerra. Casada com Artur Primavesi, foi professora da Universidade de Santa Maria, onde estudou o solo, propondo técnicas de manejo ecológico hoje conhecidas no mundo todo e consideradas basilares na agroecologia.

Dolisete Levandoski/Divulgação/UFFS

Confira a entrevista que Carin concedeu

Como começou a sua jornada na agroecologia, o que te inspirou a se dedicar a essa área?

Na verdade, meus pais introduziram a agroecologia no Brasil e eu cresci com isso. Quer dizer, eu fiz a minha escola em casa, li os livros que eles escreveram e o assunto sempre era a agroecologia.

De que forma os seus pais influenciaram na sua carreira e na sua jornada enquanto pesquisadora?

É algo inebriante. A gente faz a reflexão e depois vê o resultado lá na frente. [A agroecologia] é uma coisa real, porque na verdade o basicão para a gente sobreviver é ter ar, que depende da natureza; ter alimentação, que depende da natureza; e água, que também depende da natureza. Tudo isso é mínimo para a nossa sobrevivência. Sem isso não adianta tecnologia, não adianta nada. A tecnologia está pautada depois disso daqui.

Como conscientizar, seja pela educação ou por outros meios, sobre a importância da agroecologia na adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis?

Principalmente tem que ser o povo para poder comprar, para eles aderirem a isso, e eles serem conscientes que não é perfumaria. A vida nossa depende da agroecologia. A sustentação do planeta também. E a saúde também. Uma planta que teve ataque de pragas tem os nutrientes que o corpo precisa. A gente precisa já começar com as crianças na escola, para elas gostarem da natureza e não pensar que a gente é superior à natureza. A gente é natureza, a gente faz parte da natureza. Se nós não sobrevivermos, ela sobrevive depois.

Qual o caminho a ser trilhado pelas universidades e demais instituições para levar essas informações aos agricultores que estão nas suas comunidades?

É o próprio agricultor o que mais sofre com o veneno. Pode ver que os filhos deles já nascem com problemas de deformações, eles têm problemas de câncer. Então para eles é um alívio não trabalhar com o veneno. Eles precisam desse suporte para saber como fazer, e, sabendo como fazer, eles aderem. A universidade precisa ir lá e mostrar como que faz.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE