Política

Vice-presidente da República participa de evento em Passo Fundo na manhã de hoje

Geraldo Alckmin estará presente na cerimônia de anúncio da construção da primeira Usina de Etanol em grande escala no Estado

Por Redação O Sul Publicado em 04/08/2023 09:22 - Atualizado em 03/06/2024 13:48

Nesta sexta-feira (4), o vice-presidente Geraldo Alckmin participará de eventos em Passo Fundo e Porto Alegre, a bordo de comitiva que inclui três gaúchos do governo federal: Paulo Pimenta (ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), Edegar Pretto (presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab) e Maneco Hassen (secretário de Comunicação Institucional).

Esta será a primeira visita de Geraldo Alckmin ao Rio Grande do Sul como vice-presidente da República. A última vez em que ele desembarcou em território gaúcho foi em outubro do ano passado, durante a campanha para o segundo turno da eleição presidencial. Na época, ele chegou a participar de um jantar com empresários em Porto Alegre.

Passo Fundo

O primeiro compromisso está marcado para as 10h, na sede da empresa Be8 em Passo Fundo, com a presença de Alckmin em cerimônia de anúncio da construção da primeira Usina de Etanol em grande escala no Estado.

A atividade integra programação alusiva à Semana do Município. O início das operações da usina produtora de etanol e farelos está previsto para o segundo semestre do ano que vem.

Porto Alegre

Durante a tarde, o vice-presidente – que acumula o cargo com o de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – fará uma palestra na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a convite do presidente da entidade, Gilberto Porcello Petry. O início está previsto para as 14h e o público-alvo abrange autoridades, empresários, políticos e presidentes de entidades setoriais.

O evento tem como título “O Brasil na Rota do Desenvolvimento Econômico e Social”. Alckmin deve falar sobre as mudanças implementadas recentemente no Brasil para estimular o crescimento da produção e do consumo, bem como a evolução dos indicadores sociais.

Eduardo Leite

No dia 4 de julho, Alckmin recebeu em Brasília o governador gaúcho Eduardo leite e os secretários estaduais Simone Stülp (Inovação, Ciência e Tecnologia) e Artur Lemos (Casa Civil). A pauta da conversa foram os potenciais do Rio Grande do Sul para receber investimentos na área de semicondutores.

O governo gaúcho tem uma estratégia articulada e um plano de ação para atrair empresas do setor, que inclui a qualificação e o incentivo do governo ao ensino técnico especializado, além de benefícios fiscais.

Leite ressaltou a importância do apoio do governo federal nas políticas de fomento aos semicondutores. Alckmin, por sua vez, destacou as linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ligadas a tecnologias e garantiu apoio federal por meio do incentivo a essa área.

“O Rio Grande do Sul tem um plano muito bem estruturado para atrair esses investimentos”, salientou o chefe do Executivo gaúcho na ocasião. “Somos o Estado número-um em inovação e temos mão-de-obra muito qualificada, reunindo assim todas as condições para atender às necessidades de grandes empresas do setor”.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados