Cidade
Vídeo: Cecafes busca diversificar cadeias produtivas e ganhar novos mercados
O presidente da Cecafes disse que com a pandemia cresceu a necessidade de uma alimentação mais saudável
A Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária – Cecafes que congrega agricultores familiares busca expandir sua atuação e ampliar mercado de comercialização dos alimentos produzidos no Alto Uruguai.
Falando sobre a criação da CECAFES ao Portal AU Online, o presidente da Cooperativa, Roberto Balen, explicou que o trabalho iniciou em 2008 com a discussão das organizações sociais da agricultura familiar da região.
Segundo Balen as cadeias produtivas das carnes, do leite e dos cereais já estão consolidadas na região, porém é possível avançar. “Outras cadeias podem ser desenvolvidas a exemplo da serra gaúcha, nas áreas das frutas e agroindústrias por exemplo”, argumentou Roberto.
Balen disse que não basta o agricultor produzir, mas que precisa chegar ao mercado. “Estamos trabalhando a produção da laranja orgânica que está crescendo cada vez mais tanto para o mercado interno quanto para a exportação”.
O presidente da Cecafes disse que com a pandemia cresceu a necessidade de uma alimentação mais saudável. “As populações mais desenvolvidas tem consciência da importância de consumir alimentos saudáveis preservando a saúde de sua família”, concluiu Roberto Balen.