Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Vídeo; PR envia força-tarefa dos Bombeiros ao Rio Grande do Sul

São 32 bombeiros militares, nove viaturas e quatro embarcações. Um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas também deslocou para o estado na manhã desta quinta-feira (2).

Redação com AEN
por  Redação com AEN
02/05/2024 10:19 – atualizado há 53 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Atendendo a uma determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Paraná enviou ainda ontem (1º) uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) para auxiliar o Rio Grande do Sul em meio à calamidade causada pelas chuvas. Vieram para o Rio Grande do Sul 32 bombeiros militares, nove viaturas e quatro embarcações. Um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) também deslocou para o estado na manhã desta quinta-feira (2).

Roberto Dziura Jr/AEN

“A nossa ação, que deve acontecer imediatamente à nossa chegada lá, é de resgate de pessoas. Há ainda tem previsão de muita chuva, as aeronaves não estão conseguindo acessar todos os locais. Assim, o trabalho é de busca pelo pessoal que esteja em cima das casas, de presos pela enchente”, explicou o comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), major Ícaro Gabriel Greinert, responsável pela força-tarefa.

Ele acrescentou que a equipe também está pronta para atuar em pontos de deslizamentos, caso necessário.

As seis viaturas de Curitiba, duas da região de Maringá e Londrina e uma de Cascavel foram para Porto Alegre, onde seria definido a área de atuação do grupo paranaense. Atualmente 134 municípios do Rio Grande do Sul estão sofrendo com os alagamentos. Já foram confirmadas 13 mortes em função das chuvas e mais de 20 pessoas estão desaparecidas, conforme dados da Defesa Civil.

Inicialmente, a força-tarefa está mobilizada para até 10 dias de ação, podendo ser ampliada conforme necessidade.

No ano passado, entre setembro e outubro, o Paraná também prestou apoio aos gaúchos na chamada Operação Vale do Taquari. Foram enviados 90 bombeiros militares e oito cães de resgate para auxiliar em diversas missões, de busca por pessoas desaparecidas a atividades de ajuda humanitária.

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná tem 120 bombeiros e bombeiras militares que podem ser mobilizados em caso de grandes desastres, dentro e fora das divisas do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE