Vídeo produzido por estudantes da URI é reconhecido por festival internacional

A produção foi destaque entre audiovisuais de 60 países, evidenciando o talento, a sensibilidade e o engajamento dos estudantes com temáticas de impacto social. Em breve, o curta estará disponível na página do concurso.

Por Ascom URI Publicado em 26/11/2025 09:43 - Atualizado em 26/11/2025 09:47

O curta-metragem “My True Name”, produzido por estudantes da turma 2V2, da Escola de Educação Básica da URI e do Centro de Línguas URI, foi reconhecido pelo Festival de Cine Africano (FCAT) como parte das celebrações do concurso internacional PLURAL+, promovido pela United Nations Alliance of Civilizations (UNAOC) e pela International Organization for Migration (IOM).

Professores comemoraram o reconhecimento internacional obtido pelos estudantes

O vídeo, dirigido e editado por Crystal Brustolin Dalla Roza, com direção de fotografia de Clara Bonassi, contou com as atuações dos estudantes Gio Vilasboas Modri, Henrique Mores Hastenpflug, Luiza Giordani e Santiago Luis Jones. A produção foi destaque entre audiovisuais de 60 países, evidenciando o talento, a sensibilidade e o engajamento dos estudantes com temáticas de impacto social. Em breve, o curta estará disponível na página do concurso. 

A conquista internacional está diretamente ligada ao trabalho desenvolvido ao longo de uma década pelo projeto Centro de Línguas Video Award. Neste ano, a ação iniciou em abril e integrou a programação da SECART – Semana Esportiva, Cultural e Artística da Escola. Seu principal objetivo foi desafiar os estudantes a produzirem vídeos autorais em inglês, articulando competências linguísticas, criatividade, habilidades digitais e consciência cidadã.

Segundo a organização do concurso, ver a voz e o trabalho dos estudantes chegando tão longe por meio da língua inglesa é motivo de muito orgulho e uma grande validação para as ações do projeto.

Crystal Brustolin Dalla Roza dirigiu e editou o curta-metragem “My True Name”

A estudante Crystal Dalla Roza, que assumiu a direção e edição do curta, comemorou a repercussão do trabalho: “A participação no Plural+ foi muito importante, pois foi meu primeiro contato de verdade com o cinema”.

Segundo a estudante Clara Bonassi, ao comentar sua atuação no vídeo, “a parte mais interessante e desafiadora do envolvimento com o projeto é aprender a interpretar um outra pessoa muito diferente de si mesma”.

O reconhecimento obtido por My True Name demonstra como experiências pedagógicas inovadoras podem trazer resultados que ganham vida própria e alcançam novos espaços. Ao unir arte, língua inglesa e debate sobre identidade, o curta ultrapassou a etapa da atividade escolar e se transformou em uma produção que dialoga com públicos de diferentes lugares do mundo. Para a equipe envolvida na organização, testemunhar este reconhecimento do vídeo é um incentivo para continuar explorando novas formas de expressão e ampliando o impacto das vozes locais.