Santa Catarina
Vídeo; Radar Meteorológico de Lontras volta a funcionar depois de meses desligado
Segundo Defesa Civil, troca de rolamento possibilitou retorno da operação. O radar é idêntico ao instalado em Chapecó.
Depois de quase meio ano fora de operação, o radar meteorológico de Lontras, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, voltou à atividade. A informação é da Defesa Civil do Estado, que disse também que o equipamento permanece em funcionamento assistido, ou seja, acompanhado pela empresa responsável pela manutenção.
Para o retorno no último fim de semana foi feita a troca de um rolamento. Nesta terça-feira (2), o chefe da Defesa Civil, Aldo Batista Neto, vistoriou a estrutura. O radar contribui para evitar desastres, como a tragédia que deixou 21 mortos na região em dezembro do ano passado.
A falta do equipamento vinha sendo suprida pelo que fica no Morro da Igreja, em Urubici, na Serra catarinense, mas esse radar não tem capacidade para detalhar as chuvas concentradas em cidades do Vale do Itajaí por causa da diferença topográfica. Em Blumenau, por exemplo, o AlertaBlu, serviço criado para monitorar o tempo, utiliza os dados fornecidos pelo radar de Lontras para dar avisos mais precisos aos moradores.
— O nosso foco é fornecer informações confiáveis para que os cidadãos possam estar preparados para as mais diferentes situações. Assim vamos reduzir prejuízos e preservar vidas — disse Aldo Batista.
Com um investimento de R$ 10 milhões, o radar foi inaugurado em 2014 e tem capacidade para cobrir 191 dos 295 municípios catarinenses.