Visita técnica reforça parceria entre Cooperativa Nossa Terra, Prefeitura de Erechim e agricultores familiares

Durante o roteiro, o grupo pode acompanhar de perto o trabalho dos produtores associados à cooperativa, que abastecem as chamadas públicas da agricultura familiar com alimentos saudáveis e de qualidade.

Por Assessoria Publicado em 01/07/2025 20:00 - Atualizado em 01/07/2025 21:37

No último dia 26 de junho, a Cooperativa Nossa Terra, em parceria com a Secretaria de Educação de Erechim, promoveu uma visita técnica a propriedades rurais e agroindústrias da região que fornecem produtos para a alimentação escolar do município. A atividade contou com a participação da equipe de nutricionistas e da Coordenadora do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria, além de representantes da cooperativa.

Durante o roteiro, o grupo pode acompanhar de perto o trabalho dos produtores associados à cooperativa, que abastecem as chamadas públicas da agricultura familiar com alimentos saudáveis e de qualidade. A visita também permitiu observar a organização e os processos adotados pela cooperativa na captação, fomento e distribuição da produção local.

“São ações como essa que fortalecem o trabalho coletivo da Cooperativa e demonstram o compromisso da Prefeitura de Erechim com a agricultura familiar, indo além do percentual mínimo exigido por lei”, destacou o presidente da Cooperativa Nossa Terra, Adelmir Gaiardo.

Um dos momentos marcantes da visita foi o depoimento do agricultor Nédio Olukoski, do Distrito de Capó Ere. Ao lado da família, ele compartilhou a experiência de retomar os estudos após quase 30 anos, graças ao incentivo da cooperativa. “Hoje estamos aprendendo sobre o uso da homeopatia na agricultura e na produção de medicamentos naturais para os animais, lavouras e até para a nossa saúde. Não vejo a hora de chegar o dia da aula”, contou, entusiasmado.

A Coordenadora do Setor de Alimentação Escolar ressaltou a qualidade dos produtos entregues e a eficiência da logística organizada pela cooperativa. “É gratificante ver o comprometimento dos produtores e da equipe técnica com a alimentação escolar. Essa integração é fundamental para garantir alimentos saudáveis e promover o desenvolvimento local.”

Para o diretor agropecuário da cooperativa, Bernardo Arsego, o trabalho conjunto entre agricultores, cooperativa e poder público é essencial para consolidar a produção familiar como base de sustentação da alimentação escolar. “Nosso objetivo é seguir unindo esforços para garantir renda aos nossos associados e alimentação de qualidade para os estudantes.”