Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Adolfo Brito (foto) discutiu o tema com o secretário estadual Gilmar Sossella. (Foto: Rodrigo Rodrigues/AL-RS)
Política

Assembleia Legislativa e governo estadual discutem parcerias para cursos no interior do RS

O programa abrange 104 capacitações em áreas como encanador, mecânico, padeiro e cuidador de idosos

Redação/cominformações do Jornal O Sul
por  Redação/cominformações do Jornal O Sul
16/02/2024 10:00 – atualizado há 7 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Adolfo Brito (PP), teve uma reunião nesta semana com o secretário estadual Gilmar Sossella (Trabalho e Desenvolvimento Profissional) para discutir questões relacionadas ao ensino profissionalizante. Durante o encontro, Sossella apresentou detalhes da segunda etapa do programa "RS Qualificação", que oferece formação técnica por meio de convênios entre o governo gaúcho e as prefeituras.

O programa abrange 104 cursos em áreas como encanador, mecânico, padeiro e cuidador de idosos. Atualmente, 202 das 497 cidades são parceiras, com uma expectativa de beneficiar 20 mil alunos.

Na fase inicial, foram investidos aproximadamente R$ 12 milhões pelo Executivo estadual, somados a uma contrapartida total de R$ 2,2 milhões das administrações municipais. O deputado Adolfo Brito expressou apoio à iniciativa e está avaliando a possibilidade de uma parceria com o Parlamento para esse fim.

Adolfo Brito (foto) discutiu o tema com o secretário estadual Gilmar Sossella. (Foto: Rodrigo Rodrigues/AL-RS)

Brito destacou a importância do tema para o interesse público, ressaltando a necessidade de qualificar os trabalhadores nas áreas urbanas e rurais para garantir oportunidades de emprego. Gilmar Sossella enfatizou as vantagens do programa para as pessoas que residem em regiões afastadas dos centros urbanos, onde muitas vezes é necessário percorrer longas distâncias para obter educação técnica.

Além disso, Adolfo Britto participou, nesta quinta-feira (15), da cerimônia de abertura da 34ª edição da Festa Nacional da Uva em Caxias do Sul, que celebra os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos à Serra Gaúcha. O evento, que vai até o dia 3 de março, contou com a presença do prefeito Adiló Didomenico, do governador Eduardo Leite e outras autoridades.

Brito, durante sua visita, elogiou a comunidade e os produtores de uva de alta qualidade, destacando a importância econômica da região. O governador Eduardo Leite mencionou o sucesso das edições anteriores da Festa da Uva e enalteceu a força empreendedora da região.

O caráter comunitário da cultura vitivinícola foi ressaltado pelo prefeito Adiló Didomenico, que destacou a contribuição dos agricultores para a cadeia produtiva que oferece produtos reconhecidos nacional e internacionalmente.

Antes da cerimônia, o presidente da Assembleia e o governador participaram de uma reunião-almoço na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, sendo recebidos pelo presidente da entidade, Celestino Oscar Loro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE