Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
URI Erechim
Educação

Escola da URI dá início ao Espaço Eco-Escolha

São dez canteiros de horta, onde serão plantadas diversas variedades de plantas e alimentos

Assessoria URI Erechim
por  Assessoria URI Erechim
29/02/2024 11:35 – atualizado há 57 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Escola de Educação Básica da URI reiniciou as aulas e com elas também as atividades no Espaço Eco-Escolha, localizado nas proximidades da área verde da URI Erechim. São dez canteiros de horta, onde serão plantadas hortaliças, verduras, legumes, plantas medicinais e aromáticas, plantas para extração de óleos essenciais, cultivos experimentais (feijão, milho, mandioca…).

O espaço conta também com quatro composteiras para destinação de resíduos orgânicos provenientes do prédio 8 da Escola e da cantina (em um dia por semana), as quais produzirão, em média, 600 kg/semestre de composto, os quais serão destinados para os jardins da instituição e os canteiros da horta.

A preparação do espaço (existente desde 2019) para o ano letivo de 2024, conta com a proatividade de alunos, professores engajados na ação de cuidado do ambiente e de valorização da vida. O espaço foi implementado com novas ferramentas e estrutura para este ano também em função da premiação recebida do projeto de Consulta Popular em inovação e sustentabilidade nas Escolas, promovido pelo Sicredi, quando 10 escolas da região foram premiadas.

Conforme o Vice-Diretor Alan José Bresolin, “acreditamos como escola que, trabalhar a agroecologia, sustentabilidade e gestão de resíduos é uma forma única de ensinar jovens cidadãos acerca dos ínfimos e riquíssimos processos ecológicos complexos que acontecem em nossa volta de maneira simples, prática e objetiva”.

Informou, ainda, que o projeto abrangerá toda a comunidade escolar, sendo cada nível ou categoria envolvida de formas específicas. A execução geral do projeto será realizada por membros da comunidade escolar sendo eles, nesta etapa inicial, 180 alunos do Ensino Médio, 130 professores e 30 funcionários para posterior extensão às demais faixas etárias de alunos da Escola de Educação Básica.

Finalizou, frisando que “o protagonismo juvenil também se torna um grande aliado na Escola no desenvolvimento de projetos socioambientais. O Grupo Eco-Escolha, constituído no ano de 2018 (por iniciativa dos próprios alunos), é composto atualmente por alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio e objetiva o diálogo, estudo e realização de ações relativas a temas socioambientais de relevância social. 
Além de atividades de sensibilização sobre diversos assuntos (destinação correta de resíduos sólidos, conservação de espaços de uso comum, responsabilidade socioambiental, economia de recursos e energia, dentre outros), o grupo também realiza e mobiliza em parceria com o Grêmio Estudantil atividades práticas e inúmeras ações sociais no município (envolvendo grupos de recicladores, entidades de acolhimento a menores, associações de amparo ao idoso”, conclui.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE