Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Destinação de recursos de mais de 700 mil reais da PNAB em Consulta Pública

População ainda pode participar respondendo formulário online até o dia 27 de maio.

Ascom Prefeiura de Erechim
por  Ascom Prefeiura de Erechim
17/05/2024 11:54 – atualizado há 12 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na noite desta quinta-feira (16), a Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, com apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), realizou uma Consulta Pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), no Centro Cultural 25 de Julho.

Inicialmente, o secretário de Cultura e Esporte, Marcelo Miorelli dos Santos, agradeceu a presença de conselheiros do CMPC e representantes de setoriais, além do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Jurandir Pezzenatto e da vereadora Sandra Picoli. “Esse processo aberto, apresentando as diretrizes da lei e ouvindo sugestões é muito importante para sermos assertivos na destinação dos recursos da PNAB e para fortalecer a comunidade cultural”, destacou.

Destinação de recursos

A PNAB, instituída pela Lei Federal Nº 14.399/2022, tem como objetivo fomentar a cultura nacionalmente ao apoiar todos os Estados, o Distrito Federal e os Municípios brasileiros, durante 5 anos, com início em 2023. Neste primeiro ano, Erechim recebeu R$ 748.561,34 do Ministério da Cultura (MinC) e deve fazer a aplicação conforme os parâmetros estipulados pela lei, que foram apresentados pelas servidoras do Departamento de Cultura, Giovana Braggio e Gabriela Dalbosco.

A aplicação de recursos deve seguir 25% para Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), 20% para ações em área periféricas e rurais, 55% para ações gerais, além do percentual que pode ser retirado para contratação de assessoria. Entre as ações propostas inicialmente, foram apresentados uma Formação para Comunidade Cultural; um Edital da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV); a Qualificação da Biblioteca do CEU da Cultura, no bairro Progresso; e um Edital Erechim Cultura para projetos.

Após a apresentação, os participantes tiraram dúvidas e deram sugestões que foram registradas em ata. Como uma forma de complementar e ampliar a escuta à comunidade, almejando maior participação, a Secretaria de Cultura e Esporte elaborou um formulário online destinado aos munícipes, pessoas físicas e jurídicas, sobretudo aos que atuam no setor cultural. A participação online pode ser feita até 27 de maio, clicando aqui.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE