Segurança

Policiais da reserva passam por treinamento para atuarem na segurança de abrigos

Para serem considerados aptos, os militares precisam satisfazer certos requisitos definidos no edital e completar o curso de atualização.

Por Assessoria Publicado em 12/05/2024 19:22 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Os policiais que se inscreveram no edital de chamamento para membros da reserva iniciaram treinamento no sábado (11/5), visando reforçar a segurança dos abrigos no Rio Grande do Sul. A iniciativa integra o Programa Mais Efetivo (PME), que busca o apoio de policiais militares da reserva para atuarem em situações que demandem maior contingente.

O edital abriu mil vagas para ex-integrantes da Brigada Militar (BM) do Rio Grande do Sul, permitindo que retornem às atividades por um período inicial de 90 dias, com possibilidade de prorrogação. Durante o final de semana, os inscritos participaram de um curso de atualização, abordando protocolos de atendimento em diversos casos.

Foto: Lauro Alves/Secom

Para serem considerados aptos, os militares precisam satisfazer certos requisitos definidos no edital e completar o curso de atualização. No primeiro dia, os selecionados assistiram a aulas teóricas sobre temas como violência doméstica conforme a Lei Maria da Penha, saúde mental, Novo Regimento da Brigada Militar, policiamento antirracista e instruções para utilizar o aplicativo BM Mob, usado para registrar ocorrências e atos administrativos. Já no segundo dia, os militares passaram por treinamento e prova de tiro, para se adaptarem ao armamento atual.

O desejo de auxiliar em um momento crítico e o compromisso com a comunidade levaram 285 oficiais da reserva a se inscreverem para participar do treinamento do PME, incluindo o tenente Vitor Nunes, que ingressou na reserva há pouco mais de um ano e foi afetado pela enchente de abril.

Novo prazo

Devido ao número de inscrições abaixo do esperado no primeiro prazo do edital, a BM reabrirá o formulário de inscrição. A partir de segunda-feira (13/5), os policiais que enfrentaram dificuldades ou que não tiveram conhecimento do edital durante o prazo inicial poderão se inscrever para participarem do PME, conforme explicou o coronel Luigi Pereira.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados