Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Dia D de Prevenção ao Câncer Bucal acontece nas UBSs de Erechim na próxima semana

A ação busca chamar a atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce em alterações bucais que possam evoluir para o câncer de boca.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
24/05/2024 15:39 – atualizado há 44 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria de Saúde, através do Setor de Odontologia, promove nos dias 27 e 28 de maio, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) o Dia D de Prevenção ao Câncer Bucal. A ação busca chamar a atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce em alterações bucais que possam evoluir para o câncer de boca. Nestas datas, os dentistas das UBSs estarão realizando avaliação de lesões e orientações de saúde bucal e prevenção ao câncer de boca.

A Odontologia do município de Erechim estará a disposição para receber todos aqueles que se enquadram nos fatores de risco, que identificaram alguma alteração ou que desejam esclarecer dúvidas. Para isso, a população pode procurar a sua UBS de referência para avaliação e esclarecimentos com os dentistas da rede municipal.

Saiba mais

O câncer de bucal é um tumor maligno que acomete os lábios e estruturas da boca como língua, céu da boca, gengiva, amígdalas e glândulas salivares. É uma doença com maior prevalência em pacientes do sexo masculino acima de 40 anos. Em 2022, mais de 15 mil pessoas foram acometidas pela doença no Brasil. No RS, ocorrem anualmente cerca de 660 novos casos da doença. Em sua grande maioria o diagnóstico vem em estágios mais avançados ocasionando grande taxa de mortalidade entre a população.

Dentre os principais fatores de risco estão o uso de álcool, tabaco, exposição solar sem proteção e o papilomavírus humano (HPV). Os principais sintomas de alerta para possível câncer bucal são: feridas na boca que não cicatrizam em até 14 dias; nódulos persistentes; áreas vermelhas ou esbranquiçadas nas gengivas, língua ou revestimento da boca; mau hálito persistente; dor ao redor dos dentes ou da mandíbula; dificuldade para mastigar; dificuldade para engolir; saliva com traços de sangue, além de dor de ouvido (otalgia reflexa) são considerados sinais que precisam ser investigados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE