Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Rio Grande do Sul

Forte massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira

Cidades sob inundações terão temperaturas abaixo de 5°C

Metsul
por  Metsul
12/05/2024 16:45 – atualizado há 56 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A MetSul Meteorologia alerta que uma forte massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Será a primeira incursão de ar frio de maior intensidade deste ano no Sul do Brasil, uma vez que o outono tem sido marcado por temperatura muito acima da média e escassos dias de temperatura baixa.

Além das pessoas que estão fora de suas casas também há uma preocupação, com os voluntários e forças públicas ainda participando de resgates nas águas no momento em que os rios voltam a subir. É certo que pessoal voluntário e de emergência sofrerá com hipotermia nas águas, aumentando a necessidade dos chamados cobertores de emergência.

Esta massa de ar frio marcará o começo, na prática, do inverno no Rio Grande do Sul porque a partir desta semana o número de dias de frio vai aumentar muito e as jornadas de temperatura baixa tendem a ser bastante frequentes nas próximas duas a três semanas.

TEMPERATURA PERTO DE 0ºC EM ÁREAS SOB ENCHENTES 

O frio vai atuar no Rio Grande do Sul durante toda esta semana e será mais persistente na Metade Sul gaúcha, uma vez que na Metade Norte deve voltar a chover com mínimas mais altas no final da semana.

Na Campanha, fronteira com o Uruguai, Oeste e Sul, o frio mais intenso deve ser sentido a partir da madrugada de terça. Até o final da semana, então, as mínimas serão baixas com marcas ao redor de 0ºC a 2ºC no meio da semana. Terça, sexta e sábado devem ter mínimas abaixo de 5ºC. 

No Centro do estado, na região de Santa Maria, as madrugadas mais frias devem ser as de quarta e quinta, antes da volta da chuva. Os termômetros podem atingir 3ºC a 5ºC. No Noroeste, a madrugada mais fria será a de quarta com 5ºC ou menos em vários pontos.

Na Grande Porto Alegre e nos vales, regiões mais castigadas por enchentes, esfria mais a partir da terça. As madrugadas de quarta e quinta serão as de menor temperatura. Na maioria dos locais, faz entre 6ºC e 8ºC na quarta e 5ºC a 7ºC na quinta. A temperatura cai mais em outros pontos da área metropolitana e dos vales, em zonas rurais, com 3ºC a 5ºC no meio da semana. Em Porto Alegre, o frio também será mais sentido de terça em diante. Pode fazer 8ºC a 10ºC na quarta e 6ºC a 8ºC na quinta, mas em pontos do Sul e do Leste da cidade esfria mais e as mínimas podem cair a valores ao redor de 5ºC e menos. 

Na Serra, esfria demais na terça e as temperatura seguem baixas no restante da semana. A quarta deve ter marcas de 0ºC a 5ºC cedo da manhã na região, conforme a altitude e os microclimas locais (baixadas e topos). As tardes de terça por nuvens e instabilidade serão muito frias. Nos Aparados, o frio se instala na terça e a quarta pode amanhecer com marcas abaixo de zero, as primeiras do ano na região. Aquece na quinta e terá chuva no final da semana.

FRIO TRARÁ GEADA
 

A massa de ar frio vai proporcionar condições favoráveis para geada na maioria dos dias desta semana na Metade Sul gaúcha, onde o frio será mais persistente durante a noite. Por isso, regiões como a fronteira com o Uruguai e a Campanha devem ter mais noites de geada e de intensidade moderada a forte em alguns pontos.

A quarta-feira será o dia com geada mais abrangente no Rio Grande do Sul, uma vez que será a madrugada com temperatura mais baixa em um maior número de locais do estado. Haverá geada forte no meio da semana em municípios serranos do Norte gaúcho e do Planalto Catarinense.

Leia a matéria completa: https://metsul.com/forte-massa... .

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE