Saúde

​Mais da metade das mortes por covid no HSF e na Amauc ocorreu em 2021

Nos óbitos somente de Concórdia, percentual é de 41% neste ano.

Por Rádio Rural Publicado em 18/03/2021 10:32 - Atualizado em 03/06/2024 09:50

A mortalidade em função da covid-19 está mais acelerada em 2021, apontam os dados de óbitos recentes. Autoridades de saúde já indicam que a doença está fazendo mais vítimas fatais nos últimos meses. E isso se aplica também a Concórdia e região. Levantamento feito pelo jornalismo da Rádio Rural aponta que 53% dos óbitos no Hospital São Francisco foram neste ano.

Conforme a pesquisa realizada pela reportagem, o Hospital São Francisco tem, no acumulado, 100 óbitos desde o início da pandemia. Deste total, 47 mortes foram registradas no ano passado, ao longo de nove meses, entre abril e dezembro. Já os outros 53 óbitos foram anotados neste ano de 2021, entre janeiro até esta quarta-feira, dia 17, em apenas 76 dias.

Em uma média, é praticamente uma morte a cada dois dias. O hospital, no entanto, não informa a quantidade de óbitos por município. Apenas pontua quantas mortes ocorrem no Alto Uruguai Catarinense e quantas são de outras regiões do Estado. Neste contexto, sete óbitos são de fora da Amauc, enquanto que 93 são mortes de pacientes da região.

Concórdia

Em Concórdia, de acordo com dados divulgados pela administração municipal em seus boletins epidemiológicos diários, também houve uma aceleração nas mortes em 2021, mas em menor intensidade do que o registrado pelo Hospital São Francisco. Vale ressaltar que os óbitos somente de Concórdia são contabilizados de forma diferente entre prefeitura e o HSF.

Conforme o levantamento feito pela emissora, Concórdia tinha um total de 75 mortes causadas pela covid desde abril de 2020 até ontem, quarta-feira. Desta quantidade, 44 foram registradas até dezembro do ano passado, enquanto que as outras 31 mortes ocorreram neste ano, no período de 76 dias (1º de janeiro até 17 de março).

O percentual de óbitos ocorridos somente em 2021, no município de Concórdia, é de 41% em relação ao total já registrado desde o ano passado, ou seja, quase metade de todas as mortes por covid ocorreram nos últimos dois meses e meio. Março já é o mês com mais óbitos em toda a pandemia. São 14 mortes, enquanto que janeiro teve 13 e fevereiro, quatro.

Amauc

Já na Amauc, o percentual de mortes em 2021 volta a passar dos 50%. Conforme o levantamento, dos 147 óbitos registrados até esta quarta, dia 17, 64 foram anotados em 2020, enquanto que 83 ocorreram nos 76 dias de 2021. Ou seja, 56% das mortes totais foram registradas em menos de três meses deste ano.

SC e Brasil

Cenário parecido se observa em outros níveis. Santa Catarina registrou 3.868 mortes por covid somente em 2021, de um total de 9.121 óbitos desde o ano passado. Isso quer dizer que quase metade do total de mortes no Estado (42%) foi registrado em menos de três meses. No Brasil, do total de 284 mil óbitos, cerca de 90 mil ocorreram nos últimos 76 dias, ou 32% do total.

Esses números que mostram um avanço na letalidade da doença nos últimos meses são reflexos de diversos fatores somados, conforme especialistas. Entre eles, está o fato de muitas festas clandestinas ocorrerem desde o natal de 2020, passando pelo reveillon, férias de janeiro e o carnaval. O outro ponto é a nova variante do coronavírus, que é considerada mais transmissível, levando mais pessoas para os hospitais, que estão colapsando em todo o país.

Conteúdo relacionado