Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Erechim/Divulgação
Cidade

12º Meetup faz homenagem às mulheres

O evento abordou panorama do empreendedorismo feminino no Brasil e dentro do cooperativismo, entre outros temas

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
08/03/2024 10:15 – atualizado há 12 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A 12a edição do Meetup foi voltada ao mês da mulher e reuniu, na noite da última quarta-feira (06), bom público. O primeiro evento do ano, contou com a participação da assessora de Investimentos da Sicredi, Tainá Luana Azzolini, e da gerente da Agência Sicredi UniEstado/Erechim do Bairro Atlântico, Taíse Fátima Angoneze.

A proposta do tradicional encontro é fazer networking, falar sobre experiências profissionais e pessoais, empreendedorismo, negócios, e abrir portas para inovação e novos investimentos. A programação é uma iniciativa da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), e, nesta edição, em parceria com o Prime Lounge.

Cenário econômico

A assessora de Investimentos da Sicredi, Tainá Luana Azzolini, falou sobre o cenário econômico do Brasil e do mundo, os principais indicadores da economia brasileira, inadimplência, arcabouço fiscal, reforma tributária, o que é preciso levar em consideração ao investir e produtos de investimentos da cooperativa.

“O ano de 2024 será de menor inflação no mundo, mas também menor crescimento econômico, um ano de estabilização, para, posteriormente, vir um crescimento econômico maior. O Brasil segue neste sentido com crescimento econômico menor em 2024 se comparado a 2023. O país terá aquecimento do mercado no segundo semestre, queda acentuada da taxa Selic, que é referência para o crédito e investimentos em nosso país. O cenário econômico é complexo, por isso a pessoa física ou jurídica precisa estar ligada à realidade econômica, porque ela vai impactar diretamente nos seus negócios”, explica a assessora Tainá.

Crédito como suporte social

Na segunda apresentação da noite, a gerente da agência Sicredi UniEstados/Erechim do Bairro Atlântico, Taíse Fátima Angoneze, falou sobre o Comitê Mulher, ação social para o público feminino, linhas de crédito, panorama do empreendedorismo feminino no Brasil e dentro do cooperativismo, a evolução e participação das mulheres no mercado empreendedor. “Mudou o cenário do Brasil, nos últimos anos, a mulher está colocando comida dentro de casa”, disse a gerente.

“O Fundo Social é um percentual do nosso resultado destinado a projetos sociais para entidades sem fins lucrativos. São recursos disponíveis para programas sociais, como a aquisição da touca inglesa utilizada no tratamento do câncer para as mulheres não perder o cabelo, CRADE, para entidades sem fins lucrativos na área de educação, saúde, cultura, meio ambiente, inclusão social e segurança pública. São entidades que cadastram seus projetos e têm aporte de 100% ou de parte do valor pedido”, observa Taíse.

Ela explica que a cooperativa tem 66 agências e 66 mulheres no Comitê Mulher, programa de desenvolvimento de quatro anos, com encontros presenciais e on-line, que trabalha quatro eixos: liderança, comunicação, empreendedorismo e cooperativismo. 

“As mulheres têm acesso a cursos, palestras, para desenvolver o seu protagonismo na comunidade onde está inserida. O cooperativismo ajudou a mulher a ter mais autonomia e o crédito veio para impulsionar negócios”, ressalta a gerente, Taíse.

Muita informação e conhecimento

“O Meetup é um evento conhecido que oportuniza muita troca de informações, e, principalmente, muito conhecimento. É um evento marcado pelo empreendedorismo, inovação, networking. Agradecemos a presença das nossas palestrantes desta edição, Taíse e Tainá. 

"Erechim vive um bom momento, com pleno emprego e muitos investimentos sendo feitos pela prefeitura que, por meio da secretaria, incentiva a atividade empresarial, promove cursos de qualificação para pessoas e empresas, disponibiliza serviços públicos para empreender, melhorar a gestão ou se profissionalizar”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski.

“O novo Distrito Industrial Giácomo Madalozzo, localizado no bairro Industrial Davide Zorzi, é um exemplo de investimento público para gerar emprego e renda, já tem mais de 15 empresas com projetos aprovados, 12 delas com a terraplanagem pronta e 6 construindo pavilhões. O trevo de acesso ao local deve ser finalizado nos próximos 60 dias”, afirma o secretário Schelski.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE