Cidade
Abril Azul - 02 de abril Dia de Conscientização do Autismo
Barão de Cotegipe conta com a equipe N.A.D.I.A. (Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Integral para a Aprendizagem), que é composta por uma Assistente Social, uma Fonoaudióloga e uma Psicóloga
O dia 02 de abril Dia de Conscientização do Autismo. A data estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o Autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.
Abril Azul é uma campanha para promover a conscientização e trazer mais visibilidade ao Autismo. O objetivo desse mês é levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O que é Transtorno do Espectro Autista - TEA?
O Transtorno de Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento em que a pessoa apresenta dificuldades de comunicação e em relacionamentos sociais, além de comportamentos repetitivos e peculiares, e interesses restritos.
É importante compreender que as pessoas com Autismo são muito diferentes entre si. Não havendo um autista igual ao outro. Também é importante entender que de acordo com as intervenções que forem realizadas as características podem se tornar mais brandas.
Os sinais geralmente são mais perceptíveis por volta dos 3 anos, mas o transtorno do espectro autista (TEA) pode ser diagnosticado a partir dos 18 meses.
Alguns indícios que facilitam o entendimento dos sintomas do transtorno:
- Mudanças na interação social;
- Para pessoas com autismo, os significados dos laços sociais podem ser um tanto confusos. Por exemplo:
- Em bebês, é comum o maior interesse por objetos do que por pessoas;
-Não há reciprocidade de sorrisos, toques e abraços; - A criança não demonstra reações a novidades, por isso, crianças com autismo parecem desatentas.
Dificuldade em linguagem e comunicação
● A forma de se expressar também é diferente, entre as pessoas com autismo.
● Quando amamentados, os bebês com autismo não olham muito nos olhos da mãe.
● Não respondem quando chamados, podendo ser confundindo com alterações auditivas.
● No autismo infantil, há demora na fala e em tentar formar frases. - Comportamentos e interesses atípicos
● Estes sintomas são aqueles que contrastam bastante com as atitudes de uma criança não portadora do autismo.
● Há interesses restritos e sem finalidade. Pode ser um movimento repetitivo ou apreço por algum tipo único de objeto (isso é chamado de estereotipia).
● Não acompanham brincadeiras criativas.
● Gostam de padrões, categorias e organização.
● Podem apresentar seletividade alimentar. - Comportamentos e interesses atípicos
● Estes sintomas são aqueles que contrastam bastante com as atitudes de uma criança não portadora do autismo.
● Há interesses restritos e sem finalidade. Pode ser um movimento repetitivo ou apreço por algum tipo único de objeto (isso é chamado de estereotipia).
● Não acompanham brincadeiras criativas.
● Gostam de padrões, categorias e organização.
● Podem apresentar seletividade alimentar.
A importância do olhar da ESCOLA
Muitas vezes é na escola que percebe-se os primeiros sinais. Isso se dá pelo motivo de muitas vezes ser a primeira experiência de socialização não familiar da criança. É na interação com colegas que a professora poderá perceber e observar algumas características e atrasos no desenvolvimento.
Sendo um diferencial da Secretaria Municipal de Educação de Barão de Cotegipe, a equipe escolar quando percebe sinais encaminha a criança para a equipe N.A.D.I.A. (Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Integral para a Aprendizagem), que é composta por uma Assistente Social, uma Fonoaudióloga e uma Psicóloga, sendo então realizadas observações e pré-avaliações. Observando sinais, a família é chamada para orientações e encaminhamentos pertinentes.
Tudo isso se faz necessário, pois o diagnóstico precoce é de suma importância para o desenvolvimento integral da criança diagnosticada com TEA.
Os estímulos adequados, terapias recomendadas devem ser realizadas para que a criança tenha melhor capacidade de independência e funcionalidade, oferecendo mais qualidade de vida às pessoas com autismo.