Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Acadêmicos de Fisioterapia da URI conhecem centro de referência em reabilitação neurológica

Estudantes realizaram, no dia 05 de maio, uma visita técnica à Associação Cristã de Deficientes Físicos de Passo Fundo (ACD).

Secom URI
por  Secom URI
30/05/2022 11:05 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Estudantes do Curso de Fisioterapia da URI realizaram, no dia 05 de maio, uma visita técnica à Associação Cristã de Deficientes Físicos de Passo Fundo (ACD). A atividade teve como objetivo proporcionar vivências aos acadêmicos sobre a estrutura e dinâmica de trabalho de um centro de referência multiprofissional em reabilitação neurológica, contribuindo com os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Fisioterapia em Pediatria I e II e Estágio Supervisionado Ambulatorial (pediatria) com as Professoras Bruna Lis Briani e Karine Angélica Malysz.

Acadêmicos na visita técnica à Associação Cristã de Deficientes Físicos de Passo Fundo

A ACD é uma associação sem fins lucrativos que presta serviços junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), configurando-se como um Centro Especializado em Reabilitação (CER) nível IV, que realiza diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, em quatro modalidades de reabilitação: auditiva, física, visual e intelectual. Além disso, é habilitada como “Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo”. A reabilitação se dá através de uma equipe multiprofissional, composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, médicos, entre outros.

A Associação atende uma ampla região de municípios, incluindo Erechim. Conhecê-la, contribuiu não somente na visualização prática de muitas questões vistas em sala de aula e na ampliação do olhar através da ótica de uma equipe multiprofissional, mas também no entendimento dos fluxos de atendimento, especialmente no que se refere à encaminhamentos de pacientes. Foi possível, ainda, referenciar os pacientes atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia da URI Erechim no que tange à concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs).



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE