Segurança
Aeronave dos bombeiros militares realiza pouso forçado no aeroporto de Lages
De acordo com a corporação, o pouso ocorreu após uma falha no trem de pouso.
Um aeronave dos bombeiros militares de Santa Catarina precisou no fim da manhã desta sexta-feira (5) realizar pouso forçado no Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo, em Lages. De acordo com a corporação, o pouso ocorreu após uma falha no trem de pouso.
A aeronave do modelo Carajá operada pelo BOA (Batalhão de Operações Aéreas) estava em Lages para manutenção rotineira. Após o conserto, em voo teste, houve uma falha no trem de pouso. A situação exigiu que o pouso fosse diretamente da aeronave no solo, destacam os bombeiros.
Após chegar no solo ocorreu vazamento de combustível. Um princípio de incêndio foi registrado, mas foi contido pelos bombeiros militares com o uso de água e espuma, uma vez que havia a presença de querosene, um líquido inflamável.
“No momento do voo teste estavam no avião apenas dois bombeiros militares: o piloto, tenente Francisco Clemente Scharf Filho e o comandante da aeronave, capitão Alvaro Luiz Bilher Junior. Ambos estão bem, não sofreram ferimentos”, destacam os bombeiros militares.
Os combatentes atenderam a ocorrência por volta das 11h20. Eles retiraram a aeronave e limparam a pista após vazamento de combustível com o impacto.