Cidade
Aeroporto de Passo Fundo ficará fechado até fim de janeiro de 2022
Pista do aeroporto teve melhorias e recebeu novos equipamentos que precisam ser atestados.
Quem pretendia pegar um voo em Passo Fundo para Florianópolis no verão ou a Campinas ou Guarulhos vai ter de encontrar outro meio de transporte ou fazer as conexões usando outros aeroportos. A reabertura do aeródromo Lauro Kortz, fechado há quase 11 meses, não deve ocorrer antes do fim de janeiro de 2022. A informação foi publicada pelo Jornal do Comércio, nesta terça-feira.
Devido à demora nos processos que envolvem a homologação da pista e autorização para retomada de voos na cidade, o Departamento Aeroportuário do Estado (DAP) teve de pedir à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a prorrogação do fechamento. Isso é necessário para atualizar os avisos da condição de operação aeronáutica (Notam).
"Informamos que o operador solicitou alteração do período de execução dos serviços de obras para 11/01/2021 até 31/01/2022, portanto, o Aeroporto de Passo Fundo continua fechado para as operações aéreas", informa a Anac, por nota.
"Acho que vai ser fevereiro", projeta um realista secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Diorges de Oliveira, sobre a reativação dos voos. A percepção traduz muito do que ainda terá de ser vencido para um avião descer na pista, fechada desde 11 de janeiro de 2021.
As companhias Azul e Gol aguardam com ansiedade a liberação. Antes da pandemia, em 2020, o aeródromo da maior cidade do Planalto gaúcho chegou a ser o segundo em transporte de passageiros, atrás de Porto Alegre. As duas aéreas já estavam com planos prontos para reinserir as rotas nas malhas de cada uma, tanto para a capital catarinense como para os dois hubs de São Paulo - Viracopos, que concentra a operação da Azul, e Guarulhos, que abastece as conexões da Gol. Sem contar a ligação com a Capital, pelos voos subregionais.