Cidade
Agricultoras do SUTRAF-AU participam de Formação para Mulheres da FETRAF/RS
O curso que ocorreu no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, teve como tema “Nossas raízes, nossa história, nossa luta”
Agricultoras dos municípios que formam a base do Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai - SUTRAF-AU - participaram nessa segunda-feira (5) da primeira etapa de uma Formação para Mulheres da FETRAF/RS.
O curso que ocorreu no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, teve como tema “Nossas raízes, nossa história, nossa luta”, sendo apresentado o contexto histórico da luta das mulheres e da FETRAF/RS.
O encontro contou com a assessoria da jornalista e agricultora Celica Weber e da secretária de Mulheres da FETRAF/RS, Cleonice Back. O coordenador do SUTRAF-AU, Alcemir Bagnara participou da atividade, assim como a coordenadora do Coletivo Regional de Mulheres Agricultoras Familiares do SUTRAF-AU, Marialva Lunkes.
No turno da manhã, foi abordado o contexto histórico da evolução da humanidade, chegando aos dias atuais na criação de entidades como a CUT, FETRAF/RS, assim como os demais sindicatos. No turno da tarde, as mulheres participaram de uma oficina de Kombucha, onde aprenderam sobre os benefícios e sobre a produção do chá.
“A atividade foi muito boa, com integração das mulheres, elas se sentiram bem à vontade para expressar suas opiniões e isso é bem importante para o primeiro encontro. No planejamento sempre foi pontuado o tema da formação e esse curso vem contemplar essa necessidade, isso vai fortalecer nossos sindicatos, nosso Coletivo Regional, Coletivos Municipais e também vai formar lideranças para estarem atuando dentro da sociedade como um todo”, afirmou Marialva.
Ao todo a Formação ocorrerá em quatro etapas que acontecem até o fim do ano contando com a participação de mais de 90 mulheres de todo o RS. A FETRAF/RS estará promovendo a mesma formação em outras regiões do Estado como no Médio Uruguai, Celeiro, Serra e Sul.
Confira as demais etapas da Formação do Coletivo de Mulheres no Alto Uruguai:
II Etapa (Agosto/23) – “Consciência, organização e ousadia”.
III Etapa (Set/Outubro/23) – “ Erguendo bandeiras: construindo um mundo melhor para todas, todos e todes”.
IV Etapa (Nov/Dezembro/23) – “Do Coletivo para o mundo”.