Cidade

Presidente da Associação de Moradores do Bairro Progresso fala sobre o maior bairro de Erechim

Ana Oliveira, conta com mais 11 mulheres no comando da entidade que luta para defender os moradores da descriminação, além auxiliar comunidade com demandas públicas e sociais

Por Leandro Zanotto / AU Online Publicado em 06/06/2023 10:53 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

O maior bairro de Erechim, com mais de 18 mil moradores, Bairro Progresso, tem como presidente de sua associação de moradores uma mulher. Ana Oliveira, que assumiu o cargo há quase dois anos, conta com outras 11 mulheres, todas voluntárias, na direção da entidade.

Metalúrgica, microempresária, catequista e mãe, Ana, foi a convidada na manhã desta terça-feira, dia 06, do podcast matinal do AU Online, o Repórter AU, onde falou sobre o trabalho que vem realizando no bairro onde reside há mais de quatro décadas.

Conversa com Administração Municipal

Em sua fala a presidente disse que quer fazer ainda muito mais pela sua comunidade. Destacou que a atual administração pública vem auxiliando nas demandas solicitadas pela entidade, como por exemplo a vinda de mais médicos, que deverá ser solucionada com a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) que está sendo construída e servirá também como escola para novos médicos. Outro pedido é o número de ruas pavimentadas e asfaltadas.

Discriminação dos Moradores

De acordo com Ana Oliveira, o bairro conta atualmente com mais de 20 empresas, que emprego e renda para as famílias locais. Mas, muitos moradores ainda sofrem algum tipo discriminação quando falam que residem no bairro, uma barreira segundo a representante que precisa ser quebrada, já que grande parte dos residentes naquela região, são famílias de trabalhadores.

Sede para Associação

Apesar de ser o maior bairro de Erechim, a presidente explicou que Associação de Moradores não tem uma sede própria, mas que o pedido de um local para instalação de um base que atenderá as demandas da comunidade, já foi realizada junto ao poder público, que ainda não deu resposta.

Sem Lucro

Ana Oliveira, lembrou do início do trabalho que começou com a limpeza de um terreno que atualmente se transformou em campo de futebol. O espaço que pertence aos Freis Vicentinos, foi cedido para a entidade para a prática de esportes e atividades com as crianças. Do local foram tirados mais de 20 caminhões de lixo.

“Esse campo nós mesmos fazemos a manutenção com doações e o nosso próprio dinheiro, pois o poder público não pode investir, por se tratar de uma área privada e que precisaria ser doada. Nós não temos lucro vindo de nenhum lugar. Atual ginásio esportivo do bairro, é utilizado durante o dia pelas escolas e a noite ele tem horários alugados, mas o dinheiro é para sua própria manutenção”, explicou a presidente.

Precisa-se de Voluntários

Ana Oliveira também destacou o trabalho voluntário realizado na região com crianças, que frequentam uma vez na semana uma escolinha de futebol criada pela associação. O principal pedido da dirigente é por voluntários, principalmente os que atuam na área de educação física.

“Queremos aproveitar esse espaço e pedir para que pessoas que tem uma formação na área de educação física, venham de forma voluntária participar como professores de nosso projeto. As crianças precisam e nós agradecemos”, destacou.

Atendimento aos Idosos

Questionada sobre outras ações feitas para a comunidade a presidente, destacou que tem conversado com o poder público para levar cursos profissionalizantes para as mulheres moradoras do bairro. Outra área atendida são os idosos, que semanalmente participam de um grupo assumido pela entidade com várias atividades.

Confira a entrevista completa logo abaixo

Inscreva-se no Canal do YouTube do AU Online e nos ajude a seguir produzindo mais conteúdos especiais como este.


Conteúdo relacionado

Termos relacionados