Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Clima

Além do forte calor, há previsão de fortes temporais para os próximos dias no RS

Se o calor intenso, registrado nestes últimos dias no Estado, já trazia desconforto, na próxima semana, será ainda mais desconfortável, diz a Metsul

Correio do Povo/Metsul
por  Correio do Povo/Metsul
14/01/2022 15:45 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O verão entrará na sua fase úmida nos próximos dias com fortes temporais e sensação opressiva de calor no Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, já se espera alguma ocorrência de temporais isolados, a partir desta sexta-feira, no Sul do Brasil, especialmente no Leste de Santa Catarina e no Paraná, mas o risco maior ocorre nas tardes de sábado e domingo no Leste do Sul do País em especial. Além disso, há a chance de madrugadas de temperaturas muito altas.

Conforme a MetSul, a onda de calor que atinge o Estado, com ar quente e umidade, são combustíveis para temporais, com a possibilidade para tempestades muito fortes e até em alguns casos destrutivos, especialmente em dias de calor extremo.

De acordo com a MetSul, um exemplo clássico deste tipo de caso ocorreu em janeiro de 2016, em Porto Alegre. No entanto, não dá para afirmar se a Capital passará por uma situação igual, mas em diferentes pontos do Sul do Brasil podem ter tempestades severas com danos por vento e granizo.

Possibilidade de vendavais

A MetSul alerta que os três estados do Sul podem passar por vendavais localizados, com casos extremos ou mesmo tornados que podem trazer ventos acima de 100 km/h. Outro risco é a possibilidade de chuva com volumes excepcionalmente altos (50 mm a 100 mm) em poucos minutos (30 minutos a uma hora) acompanhando temporais isolados no RS, Santa Catarina e Paraná.

De acordo com projeção da MetSul, áreas mais a Leste de Santa Catarina e do Paraná, e parte de São Paulo, seriam as zonas de maior risco. Apesar disso, episódios de chuva extrema localizada acompanhado de temporais podem atingir o Estado gaúcho até o começo da semana.

Calor intenso

Se o calor intenso, registrado nestes últimos dias no Estado, já trazia desconforto, na próxima semana, será ainda mais desconfortável. De acordo com a MetSul, várias cidades podem ter índices de calor acima de 45°C e em alguns casos superiores a 50°C. Isso se dá por conta do aumento da umidade que elevará a percepção do calor.

O calor também afetará as noites gaúchas, que vinham sendo agradáveis até então. Conforme a MetSul, a partir desta sexta-feira, a noite será muito quente no Sul e no Oeste do Estado, podendo chegar de 30°C a 33°C às 21h em Uruguaiana, Quaraí e em diversos outros municípios. Uruguaiana pode amanhecer com temperatura mínima de 30°C neste sábado, projeta a MetSul.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE