Rio Grande do Sul
Alerta de chuva volumosa para grande parte do RS até quinta-feira
Volumes altos a excessivamente elevados podem atingir parte do Rio Grande do Sul com risco de alagamentos e inundações.
Chuva localmente forte e temporais isolados devem seguir ocorrendo no Rio Grande do Sul, entretanto a MetSul Meteorologia enfatiza que são ocorrências pontuais e localizadas, portanto sem caráter generalizado. Região que preocupa mais é a Metade Oeste do estado, onde os volumes podem ser excessivos e com inundações.
A massa de ar quente e úmido sobre o estado favorece a formação de nuvens carregadas, de maior desenvolvimento vertical, capazes de gerar chuva forte a intensa e vendavais localizados.
A MetSul Meteorologia alerta que o cenário segue de risco para chuva localmente forte a intensa com temporais no Rio Grande do Sul até a quinta-feira.
Preocupam os indicativos pelos modelos numéricos de chuva excessiva em parte do estado até o final desta semana. Os acumulados indicados pelo WRF, o modelo de alta resolução da MetSul, atingem em apenas 72 horas de 100 mm a 200 mm em diferentes pontos do Centro para o Oeste gaúcho com marcas em alguns locais de 200 mm a 300 mm.
São volumes excepcionalmente altos para apenas dois a três dias, suficiente para provocar alagamentos e inundações, além da elevação de rios e córregos, assim que localidades do Oeste entre Santiago, São Vicente do Sul, São Borja, Itaqui, Maçambará, Uruguaiana, Alegrete, Barra do Quaraí e Quaraí devem estar em alerta para o risco de chuva excessiva na região.
Veja a reportagem completa em https://metsul.com/2024-01-08-...