Cidade

Alto Uruguai se mobiliza para receber mais três importantes obras na região

Mais três municípios terão acesso asfáltico: Centenário, Mariano Moro e Cruzaltense. Governador Ranolfo Vieira Júnior assinou as ordens de início dos serviços. Tudo pronto é só começar

Por Ascom Prefeitura de Erechim Publicado em 28/10/2022 17:59 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, esteve em Erechim, nesta sexta-feira (28), para assinar as ordens de início de serviços das obras dos acessos asfálticos nos municípios de Centenário, Mariano Moro e Cruzaltense. O evento foi realizado no Polo de Cultura da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE) e contou com a presença, também, do secretário de Logística e Transportes, Luiz Gustavo de Souza, 29 prefeitos da região Alto Uruguai, deputados, representantes de entidades e comunidade em geral.

Tudo pronto para iniciar

Na abertura, o secretário de Estado de Logística e Transportes, Luiz Gustavo de Souza, disse que estas obras nos municípios, do Km 25 Áurea a Centenário, Campinas do Sul a Cruzaltense e Severiano de Almeida e Mariano Moro, são de extrema importância para o Estado.

“E todas estas obras estão prontas para iniciar”, disse. Ele também destacou que a secretaria tem outros compromissos com a região, um deles é fazer a duplicação da ponte sobre o rio Tigre, localizada na ERS 477. “Temos muito trabalho pela frente e esta é uma região importante para o Estado”, disse.

Obras começam e terminam

“Vejo três prefeitos sorrindo, hoje, aqui nesta cerimônia. Importante lembrar o quanto se trabalhou para que estas obras virassem realidade”, disse o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda. Ele disse que quando a atual gestão assumiu o Estado, dos 497 municípios, 60 deles não tinham acesso asfáltico, e na região Alto Uruguai, dos 32 municípios, 10 não tinham ligação asfáltica.

“Ter acesso asfáltico representa respeito e ter mais dignidade. Graças a esta gestão voltou a se olhar para a região e os pequenos municípios do Estado. O Alto Uruguai foi contemplado com seis acessos e faltam ainda quatro, Benjamin Constant do Sul, Faxinalzinho, Quatro Irmãos e Entre Rios do Sul. O Rio Grande do Sul agora termina no Alto Uruguai, nesta gestão as obram começam e terminam”, ressalta.

Momento histórico

O prefeito de Centenário, Genoir Marcos Florek (Neninho), disse que este é um momento histórico. Ele parabenizou o governo do Estado por colocar as contas em dia e conseguir realizar estes acessos asfálticos. “Me sinto emocionado, esta é uma conquista dos prefeitos, vereadores, deputados e de toda a região. Centenário e a região têm a história reescrita, a partir deste momento, porque é muito importante ter infraestrutura”, disse.

Porteira se abriu

O prefeito de Cruzaltense, Joarez Sandri, destacou que estas obras de acesso asfáltico mudaram a história dos municípios e da região Alto Uruguai. “A porteira que estava fechada foi aberta. Estas obras são benéficas também para o Estado, elas geram desenvolvimento para o RS e o país, e, principalmente, qualidade de vida para a população, alegria para as pessoas”, enfatizou.

Ele acrescenta que três empresas participaram da licitação para fazer as obras no seu município. “Isso significa confiança e credibilidade”, ressalta.

Mais desenvolvimento

O prefeito de Mariano Moro, Irineu Fantin, destacou que os acessos asfálticos representam mais desenvolvimento para a região. “Arrumando a casa é possível administrar e, desta forma, fazer investimentos. Há 30 anos, o nosso município está buscando este acesso asfáltico. A partir de hoje pertencemos ao Rio Grande do Sul”, comenta.

Infraestrutura é fundamental

“O Alto Uruguai voltou a ocupar o mapa do Rio Grande do Sul, e isso não é pouca coisa, como diz o prefeito Paulo Polis”, afirmou o prefeito de Getúlio Vargas, Maurício Soligo, e presidente da AMAU. Ele parabenizou o governo estadual por desenvolver e investir no norte do Estado.

“Os acessos asfálticos são fundamentais para que os municípios possam produzir, escoar a produção, gerar emprego e renda. Não tem como pensar em desenvolvimento sem acesso asfáltico”, disse.

Tempo de pedir e tempo de agradecer

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, em seu discurso, afirmou que há o tempo de pedir e o tempo de agradecer, se referindo ao ato de assinatura das ordens de início das obras de acesso asfáltico nos municípios da região.

Ele destacou a presença de 29 prefeitos da região, no evento, o que mostra a força e união dos gestores municipais. “Com o Programa Pavimenta nenhum município da região ficou de fora dos investimentos, os 32 municípios da Amau receberam recursos. Em Erechim foram mais de R$ 3 milhões”, observa.

Além disso, o prefeito Paulo Polis ressaltou os investimentos por parte do Estado na área da saúde. “O hospital Santa Terezinha, que é o maior plano de saúde pública da região, atende 65% da população que não tem plano de saúde privado, recebeu pelo menos R$ 10 milhões do governo estadual”, disse.

Nova fase, agora de investimentos

O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, disse que o Estado vive uma nova fase. “O dinheiro para estas três obras está lá, garantido, no orçamento de 2023, para que elas sejam concluídas”.

Ele disse que a função de governador não é fácil, precisa tomar decisões difíceis a cada instante. “Mas este momento como o de hoje, assinar contratos para início de obras, é reconfortante, porque acessos asfálticos significam geração de emprego e renda, desenvolvimento econômico e social”, disse.

E, acrescenta, “o tempo de lamentarmos passou, vivemos hoje um novo momento no Estado, de investimentos, foram cerca de 6,5 bilhões no geral do Programa Avançar e 1,8 bilhão em Logística e Infraestrutura”.

Segundo o governador, Ranolfo Vieira Júnior, o RS tinha 62 municípios sem acesso asfáltico quando a atual gestão assumiu o Estado. “Deste total, vamos concluir, neste mandato, 44 acessos, que estão em obras, e os 18 restantes, que ficarão para o próximo mandato, vamos deixar com as licitações prontas”, disse.

Além disso, o Estado investiu mais de 542 milhões em saúde. “Sendo que quando assumimos tinha uma dívida superior a 1,2 bilhão nesta área”, afirma.

“Vou concluir o mandato entregando pelo menos uma viatura nova e semiblindada para cada um dos 497 municípios do Estado, para proteger quem protege a população”, afirmou o governador Ranolfo.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados