Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Alunos de Agronomia da URI têm aula especial no Museu de Ciências

A iniciativa fez parte da disciplina de Entomologia Agrícola, ministrada pela professora Marília Silva.

Secom URI
por  Secom URI
31/08/2023 15:56 – atualizado há 37 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Acadêmicos do Curso de Agronomia da URI, turma 2022, participaram na terça-feira, 29, à noite, de uma aula especial no Museu de Ciências da Universidade. A iniciativa fez parte da disciplina de Entomologia Agrícola, ministrada pela professora Marília Silva.

Os alunos conheceram a infraestrutura do Museu onde tiveram a oportunidade de visualizar a coleção didática e científica de insetos (Coleção Entomológica) e aprender sobre a dinâmica do trabalho dos técnicos do Museu, desde a coleta, classificação, identificação e especialmente a conservação dos exemplares.

Coleções entomológicas são pequenas amostras da diversidade de insetos que devem ser vistas como patrimônio memorial da diversidade biológica do País. Estudos relacionados aos insetos devem ser conhecidos por estudantes e profissionais da área, uma vez que eles são importantes na saúde pública, combate de doenças, perdas e ganhos na agricultura e à educação ambiental.

A coleção entomológica do Museu de Ciências da URI apresenta cerca de 56.000 exemplares de besouros, borboletas, mariposas e outros insetos, alguns coletados na década de 40 por Fritz Plaumann, um dos mais respeitados entomologistas e autodidatas em ciências do mundo. Uma parte da coleção possui exemplares raros e podem ser visualizados somente em ocasiões especiais ou por pesquisadores de instituições de pesquisa.

No Museu de Ciências há uma exposição onde a comunidade pode visualizar alguns desses insetos, aprender e conhecer um pouco sobre sua importância e curiosidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE