Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Saúde

AMAU pede flexibilização do uso de máscaras em ambiente Fechado

Presidente da associação de municípios enviou pedido ao Gabinete de Crise do Governo do Estado dizendo que a região da AMAU teve redução expressiva de casos ativos.

Assessoria/AMAU
por  Assessoria/AMAU
18/03/2022 18:04 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) encaminhou, nesta quinta-feira, 17, ao Gabinete de Crise do Governo do Estado, solicitação de flexibilização do uso de máscaras em ambiente fechado, com resalvas.

Conforme o documento, assinado pelo presidente da AMAU e prefeito de Getúlio Vargas Mauricio Soligo e pelo coordenador do Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus Jackson Arpini, as ações articuladas regionalmente, por meio do Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU e em sintonia com as diretrizes do Estado, resultaram em ações profícuas que minimizaram os indicadores negativos, o que coloca e classifica a região com uma das melhores Taxa de Letalidade Aparente (1.06%).

Ao se avaliar diariamente o cenário da epidemia regional, verificou-se que ao longo dos meses (2020, 2021 e 2022) a situação se apresentou e apresenta em episódios, menos e mais agravados, o que requer, muitas vezes, ações imediatas e amargas sob o olhar da sociedade, porém inevitáveis dado ao momento.

CENÁRIO PROMISSOR

Conforme relata a missiva, se verifica, felizmente, um cenário promissor, com redução expressiva de casos ativos e, em consequência deste declínio, reflexos positivos nas internações e óbitos. Para ilustrar, em fevereiro de 2022 se atingiu o maior indicador de casos confirmados, desde março de 2020, com o registro de mais de 1.800 casos e, segundo o último boletim, este indicador está com 445 casos ativos.

Também verifica-se que o “Mapa Regional” sinaliza vários municípios sem nenhum caso ativo, fato que foi vivenciado em dezembro de 2021, quando se verificou o melhor cenário para a R16. “Estamos novamente caminhando para esse horizonte, a partir do momento em que já verificamos vários municípios sem nenhum caso ativo”, registra o documento.

COBERTURA VACINAL

Avaliando os indicadores regionais e estaduais e verificando a ampliação da cobertura vacinal para a população acima de 18 anos, atualmente no patamar de 92,1% (Sistema 3As), e mediante inúmeras análises regionais, paralelos e gráficos acreditamos que o momento permite algumas flexibilizações, como, por exemplo, retirar a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção individual em ambientes fechados, com exceção dos serviços essenciais na área da saúde.

A proposição da AMAU está fundamentada em indicadores positivos e no atual cenário, que se apresenta promissor e caminhando para a normalidade. Não se pode retirar do contexto que se transpôs o período de férias (dezembro, janeiro e fevereiro); o feriado prolongado do carnaval, com mínima alteração no número de casos ativos e sem reflexos nas internações hospitalares e óbitos; e também o retorno das atividades escolares sem dissabores, o que permite avaliar que realmente, até prova em contrário, o cenário é positivo.

INDICADORES POSITIVOS

O documento também destaca que sempre se adotaram ações em parceria e com a anuência dos órgãos superiores. Por esta razão, a AMAU apresentou estudo de viabilidade para apreciação do Gabinete de Crise/RS da proposição da retirada da obrigatoriedade do uso da máscara de proteção individual em ambientes fechados, com exceção dos espaços de saúde, como forma gradual de saída do processo pandêmico e para que possamos avaliar os reflexos da ação.

Ressalta, ainda, que a proposição segue para apreciação, no sentido que possamos adotar medidas assertivas e em sintonia com as determinações estaduais, e considerando que o tema foi amplamente discutido na última reunião do Comitê Regional realizada no dia 17 de março.

“Acreditamos que face aos indicadores podemos pensar, com serenidade, maturidade e avaliando prioritariamente indicadores locais, regionais e estaduais para dar um passo adiante - pensando na retomada à normalidade, com segurança sanitária”, encerra o documento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE