Cidade
Amau reforça união dos municípios na última reunião de 2023
O evento foi em Marcelino Ramos, no domingo (17)
A assembleia teve a prestação de contas do ano, onde foi aprovada por unanimidade dos presentes, após a análise do Conselho Fiscal. O exercício apresentou superávit, de acordo com a apresentação do Escritório Giareton, responsável pela contabilidade.
Além da prestação de contas, o momento foi de atualizar como estão as demandas do Alto Uruguai em andamento e também elencar temas futuros que estarão na pauta em 2024.
O presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, fez a abertura e reforçou a união da região nos últimos anos: “estamos avançando em obras de infraestrutura, trabalhando em conjunto. Desta forma estamos evoluindo, nos colocando como uma região importante para o RS, com apoio irrestrito do prefeito de Erechim, Paulo Polis e do governador Eduardo Leite”.
O anfitrião, prefeito de Marcelino Ramos, Vannei Mafissoni (Delfim), usou a palavra, na mesma linha que o presidente da AMAU:
“estamos num momento em que as obras de cada um de nós, é uma demanda de todos. Por isso as coisas estão acontecendo. E podemos ainda muito mais. Temos que mostrar para outras regiões esta nossa união, e fazer a AMPLA e AMUNOR trabalhar da mesma forma. Desta maneira a região norte do RS irá crescer e avançar”, pontuou.
Marcelo Arruda, foi pontuando uma a uma, as obras em andamento na região e abriu a palavra para os demais prefeitos.
O prefeito de Barão de Cotegipe, Vladimir Farina, enalteceu o papel de Erechim, como cidade polo, nesse processo de união. Para ele, o prefeito Polis, com sua ligação ao governo do Estado, vem olhando para o Alto Uruguai com olhar diferente e isso é fundamental para as demandas serem contempladas.
O vice-presidente da AMAU e prefeito de Estação, Geverson Zimmermann, também usou da palavra, e relatou ser muito importante a associação estar trabalhando com pautas regionais, e todos entenderam esse novo momento de integração plena e os benefícios que está trazendo para o Alto Uruguai.
O prefeito de Getúlio Vargas, Maurício Soligo, levantou a questão da renovação dos contratos dos municípios com a Corsan, assunto que ainda traz insegurança aos gestores. E vários prefeitos falaram sobre o assunto, e que irão aguardar um pouco para ver a decisão a ser tomada.
Outro assunto amplamente debatido é a questão da Fundação Hospitalar Santa Terezinha. Hospitais de fora do Alto Uruguai, estão procurando os municípios e oferecendo serviços, com preços atrativos. Pela complexidade do tema, que já vem de anos, pela crise financeira do hospital público, esse debate deve ser permanente no próximo ano.
Ao final da reunião, o presidente da AMAU, Marcelo Arruda, que fica no cargo até o final de janeiro de 2024, desejou bom fim de ano a todos e conclamando à todos que essa união, que vem sendo construída a anos, perdure por muito tempo, pois desta forma o Alto Uruguai irá crescer e muito, trazendo investimentos, sendo um lugar fantástico para se viver.
Na parte da tarde, os prefeitos tiveram um passeio de catamarã pelo Rio Uruguai e à noite, um jantar de encerramento do ano, com a presença das primeiras.