Educação
Ambiente seguro: Escolas Municipais realizam controle de acesso através de planilhas de identificação
A Secretária Municipal de Educação afirmou que a atenção e os cuidados são constantes.
A facilidade que o autor da chacina que vitimou cinco pessoas em Saudades/Santa Catarina teve para ingressar na creche onde o crime ocorreu ascendeu uma luz de alerta nos educandários em todo o país. Medidas de controle de acesso ao ambiente escolar deverão ser aprimoradas para evitar que a tragédia se repita em outros locais.
A reportagem do Portal AU Online conversou na manhã desta quarta-feira, 05, com a Secretária Municipal de Educação, Verenice Lipsch que detalhou como é feito o controle de acesso nas escolas municipais. A secretária informou que as escolas do sistema municipal de ensino possuem controle de acesso através de planilhas de controle e autorização de entrada.
Verenice Lipsch disse ainda que a Smed realiza a segurança através de empresas terceirizadas contratadas. “São quatro empresas que prestam serviços de vigilância armada, vigia, portaria e alarme monitorado. Dependendo da localização da escola, atende-se as necessidades pertinentes”, afirmou. O investimento do município em segurança nas escolas é de aproximadamente R$ 245 mil por mês.
A Secretária de educação afirmou que a atenção e os cuidados são constantes. “As diretoras enviam relatórios dos serviços mensalmente e caso ocorra qualquer situação nas Escolas somos informados e a Smed toma as decisões necessárias. Este trabalho é dia a dia, mas todos temos que ficar atentos”, destacou a secretária Verenice Lipsch.