Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Anatel estuda criar número para chamadas de cobrança

Ligações para realizar cobrança de dívidas haviam sido excluídas do prefixo 0303, obrigatório para telemarketing.

agência Brasil/Poder 360
por  agência Brasil/Poder 360
15/08/2022 18:19 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pretende criar uma numeração específica para identificar chamadas para cobrança de dívidas. A medida segue o exemplo do código 0303 para as ligações de telemarketing. Nesta 5ª feira (4.ago.2022), o conselho diretor determinou que as áreas técnicas da agência proponham um prefixo para esse tipo de chamada. As ligações para cobrança e pedidos de doação haviam sido excluídas da obrigatoriedade de uso do 0303.

Os conselheiros também ampliaram as determinações da medida cautelar publicada em junho para combater o telemarketing abusivo. A cautelar estabeleceu o bloqueio de chamadas com duração inferior a 3 segundos e realizadas por usuários que façam mais de 100.000 ligações por dia.

Eis as novas determinações: todas as prestadoras de telecomunicações devem realizar o bloqueio de usuários; verificação dos números designados por usuário; operadoras devem enviar relatório de identificação das prestadoras que estão usando números não atribuídos. As empresas terão 30 dias para implementar as novas obrigações.

Segundo a Anatel, nos 30 dias anteriores à cautelar, 376 usuários realizaram mais de 100 mil chamadas com menos de 3 segundos em 1 dia. No período de 1 mês, fizeram cerca de 4,2 bilhões de chamadas curtas. O volume caiu 55% entre a semana de publicação da cautelar e a 2ª semana de julho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE