Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Após cinco anos, Fórum Municipal de Educação Infantil acontece em Erechim

Sexta edição do evento tem como tema “O pulsar da infância e a garantia dos direitos das crianças na Educação Infantil”.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
22/07/2022 14:21 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Após cinco anos sem a realização do evento, a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Educação retoma o Fórum Municipal de Educação Infantil e realiza sua sexta edição com a temática “O pulsar da infância e a garantia dos direitos das crianças na Educação Infantil”, nesta sexta-feira (22), no Polo de Cultura da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), resgatando os debates que envolvem a Política da Educação Infantil no âmbito do Sistema Municipal.

Estiveram presentes à solenidade de abertura, o prefeito de Erechim, Paulo Polis; a vice-presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Picoli; a secretária de Educação, Verenice Lipsch; a coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Juliane Bonez; a coordenadora de Educação Infantil, Andressa Confortin; o consultor especialista da área pública da Editora FTD, Moacir Paulo Orth; a vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Márcia Borges; secretários de Governo; vereadores; representantes de entidades; demais autoridades e educadores do município e região.

Este Fórum tem como pauta o pulsar da infância, a criança e a garantia dos seus direitos. Por isso, também fizeram parte da mesa de autoridades as crianças Alice, Arthur, Emily, Lorenzo e Manuela, que representam as mais de 3,3 mil crianças atendidas nas Escolas Públicas Municipais de Erechim. Esse evento foi programado para elas e por elas. Quando se fala de infância são elas as maiores autoridades presentes.

Divulgação Prefeitura de Erechim

A manhã foi marcada pela palestra “Políticas e garantia dos direitos das crianças na Educação Infantil” com a socióloga, pesquisadora do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/M e membro do Movimento Interforum de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), Rita Coelho. Durante a tarde, foram compartilhadas experiências das Escolas Municipais de Educação Infantil de Erechim, de “Vivências de um pulsar da infância: os direitos de aprendizagem e desenvolvimento no cotidiano das escolas”.

Divulgação Prefeitura de Erechim

Conforme a secretária de Educação, Verenice Lipsch, o evento reuniu profissionais que atuam na Educação Infantil do Sistema Municipal, da Rede Privada e representantes da AMAU. “A retomada desse evento é fundamental para que nossos professores sejam protagonistas das políticas de Educação Infantil em nível municipal, já que eles estão diariamente nas Escolas. Este foi um espaço democrático de debate das propostas pedagógicas”, pontua a secretária.

Divulgação Prefeitura de Erechim

Para o prefeito de Erechim, Paulo Polis o debate sobre a temática da infância, do aprendizado e da garantia dos direitos é imprescindível para melhorar ainda mais o sistema municipal de educação infantil. “Nossa educação é tranformadora e busca cada vez mais o protagonismo de todos os envolvidos. Além disso, poder retomar esse evento após cinco anos, nos deixa extremamente orgulhosos das nossas equipes que trabalham incansavelmente na gestão pública de qualidade, em especial, aquela voltada a educação das nossas crianças. Também, é fundamental ressaltar que os professores não devem ter receio de ser quem são. São eles que sabem e conhecem de educação mais do que qualquer pessoa. Por isso, firmem suas ideiais e se mantenham fortes no propósito de levar educação gratuita de qualidade para todos, especialmente para o nosso maior patrimônio que são as nossas crianças”, finaliza Paulo Polis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE