Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Após cinco meses de paralisação, fábrica da GM em Gravataí retoma hoje a produção

Produção na unidade está suspensa por falta de suprimentos desde março

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
16/08/2021 08:34 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A fábrica da General Motors (GM) em Gravataí volta a produzir a partir desta segunda-feira (16), após cinco meses parada por falta de suprimentos, principalmente, semicondutores.

Depois de três retornos adiados, a unidade instalada na Região Metropolitana vai voltar a produzir os modelos Chevrolet Onix e Onix Plus, carros-chefes da marca, mas com expediente apenas no primeiro turno.

Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

A fábrica, com cerca de 5 mil funcionários, iniciou, no primeiro semestre, a formação de um banco de currículos de profissionais mesmo com os trabalhos suspensos desde março. A função era de operador de produção, mas GM não informou se já vai aproveitar agora esses trabalhadores.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, se o mercado reagir, é possível que o grupo seja contratado. “Não tenho a informação de quantas pessoas foram demitidas no período, mas 600 pessoas do terceiro turno estão em lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho) faz um ano e cinco meses”, informou.

Ascari comemora a volta da produção da GM. “É importante do ponto de vista do emprego dos trabalhadores. Mas também é importante para a arrecadação da cidade. O complexo é responsável por 45% da arrecadação de Gravataí”, lembrou.

A escassez de semicondutores – os mesmos utilizados em aparelhos de telefone celular, por exemplo – também interrompeu a produção de fábricas da Chevrolet em outros países.

A fábrica da GM de São Caetano do Sul, em São Paulo, responsável pelo Onix Joy, Joy Plus, Spin e Tracker, deve retomar as operações em 26 de agosto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE