Cidade

Após reunião com Sindicato, UBS Progresso passa a atender em novo horário durante o mês de março

A medida vem ao encontro de reivindicação da equipe de saúde que atua no local, após inúmeros episódios que geraram insegurança tanto para os colaboradores da UBS quanto para a comunidade local que procura o serviço.

Por Assessoria Prefeitura de Erechim Publicado em 01/03/2023 15:56 - Atualizado em 03/06/2024 11:45

A Prefeitura de Erechim publicou nesta quarta-feira (1) o Decreto 5.587 que altera o horário de funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Progresso durante o mês de março. A partir de quinta-feira (2) a UBS atende o público das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

A medida vem ao encontro de reivindicação da equipe de saúde que atua no local, após inúmeros episódios que geraram insegurança tanto para os colaboradores da UBS quanto para a comunidade local que procura o serviço.

Os servidores da UBS Progresso apresentaram sua reivindicação ao Sindicato dos Municipários de Erechim (SIME), ao prefeito de Erechim, Paulo Polis e à secretária e adjunta da pasta de Saúde, Éclesan Palhão e Daniele Colla, além da secretária de Administração, Izabel Ribeiro.

Conforme explicam as gestoras da Saúde Municipal, a mudança de horário se justifica pela insegurança recorrente. 

“Foram várias situações que trouxeram medo aos nossos servidores e as pessoas que buscam pelo atendimento. Por isso, acolhendo a reivindicação e vindo ao encontro de uma medida urgente, estamos alterando o horário de atendimento da UBS Progresso para buscar a segurança de quem precisa do serviço e de quem trabalha no local”, disseram.

Preocupação dos moradores

Nesta quarta-feira, dia 01, após um novo episódio de violência e Unidade Básica de Saúde (UBS) fechar as portas no período da tarde, moradores entraram em contato com AU Online, preocupados com a situação e pedindo mais segurança no local.

Segundo esses moradores, um homem entrou na unidade no inicio da manhã, gerando tumulto, ameaçando funcionários e pacientes que aguardavam atendimento. O homem foi contido por um segurança, que teria ficado ferido durante ação.

No último mês um homem morreu após ser baleado próximo a mesma UBS, ele saiu do carro e caminhou até unidade, onde após entrar no local caiu já sem vida. Em outro caso, os segurança impediram uma tentativa de homicídio, que seria realizada no local, detendo um suspeito e chamando a Brigada Militar.

"Estamos com medo. Precisamos de mais segurança, não queremos perder esse serviço que é muito importante aqui no bairro", disse uma das testemunhas ao AU que mora a mais de duas décadas na região.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados