Santa Catarina

Aprovado Projeto de Lei que cria o Dia Municipal do Atirador Desportivo em Concórdia

Será celebrado anualmente no dia 03 de agosto.

Por Lucas Villiger / Radio Rural Publicado em 13/07/2022 17:24 - Atualizado em 03/06/2024 11:16

Foi aprovado na noite desta terça-feira (12), o PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 18/2022, que institui o Dia Municipal do Atirador Desportivo a ser celebrado anualmente no dia 03 de agosto.

A Proposição foi do vereador, Fabiano Caitano (PSDB). Conforme Caitano, o Projeto visa homenagear e reconhecer uma atividade que cada vez mais cresce não só no município de Concórdia, mas em todo o Brasil. Como toda categoria, os atiradores desportivos, destacam-se por serem amantes do que fazem, são unidos, disciplinados e buscam cada vez mais acabar com o rótulo negativo que se vincula a questão relacionada as armas de fogo. “Além disso, a data municipal comemorativa a ser instituída pretende também, estender aos Colecionadores, Atiradores e Caçadores – CAC´s, que fazem das armas de fogo um lazer, um esporte e até mesmo um meio de subsistência”.

Fabiano Caitano destacou que os atiradores desportivos, utilizam somente armas legalmente adquiridas e devidamente registradas no sistema vinculado ao Exército Brasileiro, o Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (SIGMA), que é um banco de dados responsável por manter atualizado o cadastro das armas registradas no Exército Brasileiro, onde são oferecidos os serviços de autorização de compra, emissão de registro de arma de fogo e emissão de guia de trânsito no Exército. 

“Importante ainda destacar, que os colecionadores, atiradores e caçadores, caracterizam-se por serem pessoas com conduta ilibada, pois para conseguir o deferimento do registro, além de ser necessário possuir bons antecedentes criminais, residência fixa e renda comprovada, é indispensável, ter idade acima de 25 anos, haja vista vedação imposta pela Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento)”.

Caitano explicou que a data pretendida no aludido Projeto de Lei do Legislativo, o dia 03 de agosto, diz respeito a primeira conquista da medalha de ouro obtida pelo País em competições olímpicas, exatamente em tiro desportivo, na modalidade revolver/masculino, quando da realização das Olimpíadas da Antuérpia, em 03 de agosto de 1920. 

“A criação do Dia Municipal do Atirador Desportivo tem o mérito de reconhecer oficialmente essa importância e contribuir para a valorização e a difusão da prática do tiro desportivo em todo o nosso município. Diante de toda trajetória histórica que permanece até os dias atuais, é que acredito que o “Dia Municipal do Atirador Desportivo”, além do enriquecimento cultural e a troca de experiências, colocará nossa cidade em merecida evidência em todo o cenário cultural e esportivo”, finalizou.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados