Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Santa Catarina

Aprovado Projeto de Lei que cria o Dia Municipal do Atirador Desportivo em Concórdia

Será celebrado anualmente no dia 03 de agosto.

Lucas Villiger / Radio Rural
por  Lucas Villiger / Radio Rural
13/07/2022 17:24 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Foi aprovado na noite desta terça-feira (12), o PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 18/2022, que institui o Dia Municipal do Atirador Desportivo a ser celebrado anualmente no dia 03 de agosto.

A Proposição foi do vereador, Fabiano Caitano (PSDB). Conforme Caitano, o Projeto visa homenagear e reconhecer uma atividade que cada vez mais cresce não só no município de Concórdia, mas em todo o Brasil. Como toda categoria, os atiradores desportivos, destacam-se por serem amantes do que fazem, são unidos, disciplinados e buscam cada vez mais acabar com o rótulo negativo que se vincula a questão relacionada as armas de fogo. “Além disso, a data municipal comemorativa a ser instituída pretende também, estender aos Colecionadores, Atiradores e Caçadores – CAC´s, que fazem das armas de fogo um lazer, um esporte e até mesmo um meio de subsistência”.

Fabiano Caitano destacou que os atiradores desportivos, utilizam somente armas legalmente adquiridas e devidamente registradas no sistema vinculado ao Exército Brasileiro, o Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (SIGMA), que é um banco de dados responsável por manter atualizado o cadastro das armas registradas no Exército Brasileiro, onde são oferecidos os serviços de autorização de compra, emissão de registro de arma de fogo e emissão de guia de trânsito no Exército. 

“Importante ainda destacar, que os colecionadores, atiradores e caçadores, caracterizam-se por serem pessoas com conduta ilibada, pois para conseguir o deferimento do registro, além de ser necessário possuir bons antecedentes criminais, residência fixa e renda comprovada, é indispensável, ter idade acima de 25 anos, haja vista vedação imposta pela Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento)”.

Caitano explicou que a data pretendida no aludido Projeto de Lei do Legislativo, o dia 03 de agosto, diz respeito a primeira conquista da medalha de ouro obtida pelo País em competições olímpicas, exatamente em tiro desportivo, na modalidade revolver/masculino, quando da realização das Olimpíadas da Antuérpia, em 03 de agosto de 1920. 

“A criação do Dia Municipal do Atirador Desportivo tem o mérito de reconhecer oficialmente essa importância e contribuir para a valorização e a difusão da prática do tiro desportivo em todo o nosso município. Diante de toda trajetória histórica que permanece até os dias atuais, é que acredito que o “Dia Municipal do Atirador Desportivo”, além do enriquecimento cultural e a troca de experiências, colocará nossa cidade em merecida evidência em todo o cenário cultural e esportivo”, finalizou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE