Cidade
Aratibense celebra a chegada dos seus 100 anos
Seu Pedro Avelino Ost é morador de Linha Navegantes, no interior do municipio
Na sexta-feira, 19 de agosto, mais um cidadão aratibense completou seu centenário. Desta vez, quem chegou ao seu terceiro dígito foi o senhor Pedro Avelino Ost de Linha Navegantes. A festa de seu aniversário aconteceu na comunidade no último fim de semana. E que contou a história do Seu Pedro, foi a Rádio Aratiba.
Filho de José Ost e Valentina Kremer Ost, Pedro nasceu na comunidade de São Roque, Vila Feliz, no município de São Sebastião do Cai-RS, em 19 de agosto de 1922. Após, no ano de 1943 mudou-se para Rosário do Sul-RS.
Nos anos seguintes, Seu Pedro, além dos trabalhos, também cumpriu serviço militar no exército em São Leopoldo, e ao término, retornou para sua família.
Após alguns anos, adquirindo terras em Linha Navegantes, às margens do Rio Uruguai, a família passou a residir em Aratiba.
Quando chegaram havia na comunidade uma pequena escola, uma igreja, olaria, balsa, alambique e um pequeno comércio.
A família cultivava milho, criava suínos, gado, produziam e compravam leite para produção de queijos. E como muitas famílias da época, compravam apenas produtos básicos como sal, café, tecido e querosene.
Sempre atuantes na comunidade, a construção da nova escola e nova igreja, além de outras obras na comunidade, contaram com a ajuda da família.
O senhor Pedro casou-se em 1949 com Izalina Rosa Brustolin, quando se conheceram nos trabalhos com cana, pois seu futuro sogro possuía alambique para produção de cachaça. Desta união nasceram seis filhos: Jacob Adelino, Adelina, Adilson, Alcir, Aldecir e Alice.
Dentre tantas histórias, Seu Pedro relembra a aquisição de seu primeiro automóvel, que foi o primeiro veículo da Linha Navegantes. Lembra da comunicação disponível na época, inclusive a aquisição de seu primeiro rádio.
Relembra ainda das festas de Nª Sª dos Navegantes e das balsas, balseiros e suas aventuras, guiados pelo Rio Uruguai com destino a Argentina. Rememorando o ano de 1960, Pedro fala sobre as enchentes do Rio Uruguai, que na época também atingiram sua propriedade.
Outro fato marcante na vida da família foi a chegada da barragem da UHE Itá, onde foi necessária a realocação da propriedade mediante recebimento de indenização, sendo assim, a antiga propriedade ficou parcialmente submersa nas crescentes águas formadas pela barragem.
Após se instalarem em nova localização, ainda em Linha Navegantes, próximo ao filho Aldecir, o casal passou a contar com a atenção e cuidados do filho e da nora Noeli, e no ano de 2016 a nona Izalina veio a falecer. Pedro Avelino Ost deixa a seguinte mensagem:
“o segredo para chegar aos 100 anos é ter uma vida pacata e reservada, conviver em harmonia com a família e a comunidade, uma alimentação saudável, sem esquecer da taça de vinho diária. Um conselho para aos jovens de hoje: trabalhar honestamente para construir uma família e ter uma vida digna.”