Educação
Aula Inaugural de Medicina Veterinária da URI Erechim destaca empreendedorismo e aborda o Março Amarelo
O objetivo dessa atividade foi acolher os novos alunos, integrá-los com os demais acadêmicos do curso e proporcionar um momento de reflexão e conhecimento.
No dia 24 de março, o Curso de Medicina Veterinária da URI Erechim realizou, no Auditório do Câmpus I, sua Aula Inaugural 2023. O objetivo dessa atividade foi acolher os novos alunos, integrá-los com os demais acadêmicos do curso e proporcionar um momento de reflexão e conhecimento. O evento contou com a presença da coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, Profa. Dra. Daniela dos Santos de Oliveira, dos professores coodenadores do evento, Ms. Natalie Zorzi e Ms. Rodrigo Grando, acadêmicos, professores, bem como de profissionais convidados.
A noite foi marcada por duas palestras muito enriquecedoras. A primeira foi ministrada pelo Professor Rodrigo Cechett, que atua como professor, palestrante, consultor, empreendedor e, atualmente, assessor de marketing na URI Erechim. A segunda fala foi do médico veterinário Dr. Conrado Gamba, que atua como patologista do Laboratório Vertà de diagnóstico veterinário em Passo Fundo/RS, e tem experiência na área de patologia geral e veterinária (com ênfase em patologia mamária comparada e oncologia), histologia, citologia e imunologia.
Na primeira parte do evento, Rodrigo Cechett abordou o tema “Sua Marca vai vender? Até quando? ”, onde trouxe importantes reflexões sobre o quanto as pessoas devem cuidar e aprimorar a “sua marca”, para serem reconhecidas e escolhidas, pelo excelente profissional que são e/ou se tornarão. Ele levantou questionamos, como “Como se destacar no mercado de trabalho? ”, “ Você está se qualificando para que as pessoas escolham a sua marca?”, “O que é necessário para ser escolhido, como médico veterinário, e ser reconhecido pelo seu excelente trabalho?”. Tais provocações convidaram os acadêmicos a se questionar e notar a importância de fazerem a sua história, sua construção como futuros profissionais e, consequentemente, deixarem suas belas “marcas”.
Na Medicina Veterinária, março é intitulado o mês da conscientização e prevenção das doenças renais nos animais. Por esse motivo, o Dr. Conrado Gamba, no segundo momento da noite, abordou o tema “Março Amarelo: formas de diagnóstico de doença renal em animais de companhia”. Sabe-se que a doença renal crônica é uma das doenças que mais causa prejuízo aos animais acometidos, sendo que muitos, infelizmente, podem ter um desfecho negativo. Dessa forma, o palestrante trouxe um pouco de sua vasta experiência e mostrou aos acadêmicos o quanto é importante unir a parte clínica com os resultados de exames laboratoriais e de imagem, para se ter um diagnóstico precoce e poder proporcionar ao paciente mais qualidade de vida. Além disso, enfatizou o quão benéfica e imprescindível é a prevenção, para que se tenha um manejo adequado com os animais e, assim, prevenir possíveis enfermidades e proporcionar a eles uma vida longa e de qualidade.