Clima

Aumento do nível do Rio Taquari coloca Lajeado em Alerta

Equipes da Defesa Civil já estão nos pontos de alagamento monitorando a situação. A marcação chegou a 19,22 metros, às 10h30min de hoje.

Por Correio do Povo Publicado em 03/05/2022 14:00 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

A Defesa Civil e a prefeitura de Lajeado estão monitorando o aumento do nível do rio Taquari. A situação é de alerta diante do volume expressivo de chuvas nas regiões que formam as cabeceiras do manancial, pois há possibilidade de enchente. Na manhã desta terça-feira, a marcação chegou a 19,22 metros, às 10h30min, conforme a medição na régua instalada na escadaria da rua Oswaldo Aranha. As equipes da Defesa Civil já estão nos pontos de alagamento monitorando a situação, e o Parque do Imigrante já está pronto para receber famílias que eventualmente tenham de ser retiradas de suas residências. A cota para retirar as famílias é de 19 metros.

Foto: Laura Mallmann / PML / Divulgação / CP

Conforme o secretário de Segurança Pública do município e integrante da Defesa Civil, Paulo Locatelli, o monitoramento é principalmente nas cabeceiras do rio para verificar quanto o volume ainda pode subir. “A previsão do tempo indica que as chuvas devem cessar nesta quarta-feira. Então, a evolução do rio é entre hoje e amanhã. Estamos com pessoas responsáveis pelo monitoramento por parte da prefeitura e com a Defesa Civil em alerta para atuar onde for preciso”, explica. O município possui uma organização com equipes responsáveis para triagem, alojamento, assistência social, transporte, saúde, embarcações, trânsito e alimentação.

O coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz, informou que as primeiras ruas com risco de inundação são a rua Francisco Oscar Karnal, no Centro, e as ruas Dois Irmãos e Delfino Costa, no bairro Conservas. Segundo ele, quatro famílias já foram retiradas e encaminhadas para casa de parentes. O rio Taquari, que normalmente mede 13 metros, está 6,22 metros acima do nível costumeiro no município. A Defesa Civil disponibiliza os telefones (51) 3982-1150 ou (51) 99828-4971 para mais informações.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados