Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Aumento do nível do Rio Taquari coloca Lajeado em Alerta

Equipes da Defesa Civil já estão nos pontos de alagamento monitorando a situação. A marcação chegou a 19,22 metros, às 10h30min de hoje.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
03/05/2022 14:00 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Defesa Civil e a prefeitura de Lajeado estão monitorando o aumento do nível do rio Taquari. A situação é de alerta diante do volume expressivo de chuvas nas regiões que formam as cabeceiras do manancial, pois há possibilidade de enchente. Na manhã desta terça-feira, a marcação chegou a 19,22 metros, às 10h30min, conforme a medição na régua instalada na escadaria da rua Oswaldo Aranha. As equipes da Defesa Civil já estão nos pontos de alagamento monitorando a situação, e o Parque do Imigrante já está pronto para receber famílias que eventualmente tenham de ser retiradas de suas residências. A cota para retirar as famílias é de 19 metros.

Foto: Laura Mallmann / PML / Divulgação / CP

Conforme o secretário de Segurança Pública do município e integrante da Defesa Civil, Paulo Locatelli, o monitoramento é principalmente nas cabeceiras do rio para verificar quanto o volume ainda pode subir. “A previsão do tempo indica que as chuvas devem cessar nesta quarta-feira. Então, a evolução do rio é entre hoje e amanhã. Estamos com pessoas responsáveis pelo monitoramento por parte da prefeitura e com a Defesa Civil em alerta para atuar onde for preciso”, explica. O município possui uma organização com equipes responsáveis para triagem, alojamento, assistência social, transporte, saúde, embarcações, trânsito e alimentação.

O coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz, informou que as primeiras ruas com risco de inundação são a rua Francisco Oscar Karnal, no Centro, e as ruas Dois Irmãos e Delfino Costa, no bairro Conservas. Segundo ele, quatro famílias já foram retiradas e encaminhadas para casa de parentes. O rio Taquari, que normalmente mede 13 metros, está 6,22 metros acima do nível costumeiro no município. A Defesa Civil disponibiliza os telefones (51) 3982-1150 ou (51) 99828-4971 para mais informações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE